Sábado
07 de fevereiro
Divisão na igreja – 1
Evite a pessoa que provoca divisões, depois de admoestá-la uma ou duas vezes. Tito 3:10

Infelizmente, é comum que surjam dissidentes na igreja. O apóstolo Paulo orientou sobre o modo de lidar com eles: admoestá-los duas vezes com amor e paciência, mas, se persistirem, devem ser evitados.

Desde o início, grupos e pessoas que causam divisão têm atacado a Igreja Adventista do Sétimo Dia e seus líderes. Em 1853, uma facção dissidente chamada Grupo Mensageiro acusou Tiago White de desonestidade financeira, influenciando leitores da Revista Adventista. Sobre esse grupo, John Loughborough comentou que sua missão “parecia consistir em derrubar e difamar, em vez de edificar”.

As acusações mais comuns contra a igreja e seus líderes são:

1. A organização da igreja impede a realização da obra de Deus.

2. A “casa do tesouro” para onde se deve levar o dízimo não deve se limitar à tesouraria da igreja.

3. A Associação Geral não deve mais ser considerada “a voz de Deus na Terra”.

Esses ataques fazem parte dos esforços de Satanás para desacreditar a igreja e impedi-la de cumprir a missão que Deus lhe confiou.

Na carta 32 de 1892, Ellen White escreveu: “À medida que nos aproximamos do fim dos tempos, Satanás desce com grande poder, sabendo que seu tempo é curto. Especialmente, ele exercerá seu poder sobre o remanescente. Ele guerreará contra eles e buscará dividi-los e dispersá-los, para que se tornem fracos e sejam derrotados. O povo de Deus deve agir com sabedoria e deve estar unido em seus esforços. Devem ter o mesmo espírito, o mesmo julgamento; então seus esforços não serão dispersos, mas terão impacto no avanço da causa da verdade presente. A ordem deve ser observada, e deve haver união para manter a ordem, ou Satanás aproveitará.”

A oposição, os rumores, as rebeliões e a desconfiança aumentarão à medida que o fim se aproxima. Cada um tomará sua decisão. Faça a sua com sabedoria, pois dela dependerá seu futuro. A Bíblia diz: “Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem” (1Tm 4:16).