Quarta-feira
19 de fevereiro
Do Kansas a Oz
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fi zeram novas. 2 Coríntios 5:17

No livro infantil norte-americano O Mágico de Oz, um ciclone passa pelo estado do Kansas, nos Estados Unidos, e carrega a menina Dorothy e seu cãozinho Totó – dentro da casa deles – para a Terra de Oz. Depois de uma aterrissagem segura, Dorothy sai da casa e percebe que está em um lugar diferente. As cores estão diferentes, as pessoas estão diferentes, os costumes e leis são diferentes, tudo é novo. Ao entender isso, ela fala para seu cachorro:

– Totó, nós não estamos mais no Kansas. – Naquele momento, a menina percebe que sua vida está prestes a mudar.

Veja bem, eu sei que a história da Dorothy e de tudo o que ela passou é fictícia. No entanto, houve uma nação que teve uma experiência similar nos tempos bíblicos. A libertação dos hebreus da escravidão egípcia, para mim, foi uma experiência figurativa do Kansas a Oz.

Os hebreus haviam sido escravos por cerca de quatrocentos anos. Na época em que foram libertados, a maioria, senão todos, não sabia o que era ser livre. Tudo o que eles sabiam era fazer o que lhes era mandado, do jeito que lhes mandavam fazer e pelo tempo que lhes mandavam fazer. Isso estava arraigado em sua essência. Por isso, quando Deus tirou os hebreus do Egito, Ele fez questão de lhes dizer: “Eu sou o SENHOR, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Êx 20:2).

Em outras palavras: “O que aconteceu no Egito não precisa acontecer aqui. Vocês não são mais escravos, não precisam fazer o que os escravos fazem.”

Deus está enviando essa mesma mensagem para nós hoje. Sua Palavra nos diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

Sim, nós também nascemos na escravidão do pecado. No entanto, por causa do sangue de Cristo derramado na cruz em nosso lugar, Deus diz a cada uma de nós: “Filha, você não precisa mais ser escrava do pecado.” Não precisamos mais fazer o que o pecado nos manda fazer, nem por quanto tempo o pecado nos manda fazer. Deus nos redimiu da nossa escravidão. Quando estamos em Cristo, somos novas criaturas. Temos um novo estilo de vida.

Carmalita Green