Segunda-feira
11 de dezembro
DOMÍNIO SOB OS PÉS
Tu o fizeste dominar sobre as obras das Tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste. Salmo 8:6

Com o objetivo de resolver o problema do pecado e a consequente perda do domínio do planeta por parte de Adão e Eva (Lc 4:6), Deus revelou o plano da salvação, estabelecido “antes da criação do mundo” (1Pe 1:20). O Senhor disse à serpente: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o Descendente dela; Este ferirá a sua cabeça, e você Lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3:15). 

Para resgatar o ser humano, Deus pagaria o preço enviando o Seu Filho para morrer e esmagar a cabeça da serpente. O dano causado por um “animal” (a serpente) seria reparado por “Outro”, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). Deus, então, instituiu o sistema sacrificial a fim de ensinar ao povo acerca da gravidade do pecado, além de prefigurar a vinda do Messias que morreria no lugar dos pecadores. 

Além de apresentar o “atestado de óbito” de Satanás já nas primeiras linhas da Bíblia (Gn 3:15), Deus providenciou roupas de peles a Adão e Eva (Gn 3:21), cuja finalidade era cobrir a nudez física e espiritual. 

Ao longo dos séculos, muitos animais foram mortos, representando o grande e perfeito sacrifício do Filho de Deus. Cristo, simbolizado pelo inocente cordeiro, derrotaria Satanás, a serpente sagaz, pisando em sua cabeça. O termo “pisar” aqui é significativo, pois, de acordo com o antigo costume oriental, quando um rei dominava outro, pisava-lhe sobre o pescoço, indicando vitória e sujeição. Cristo, porém, faria mais que pisar na cabeça da serpente satânica; Ele a esmagaria! 

Ao vencer na cruz, Jesus feriu Satanás de modo a lhe tirar o domínio, conforme atestou o escritor bíblico: “É necessário que Ele reine até que todos os Seus inimigos sejam postos debaixo de Seus pés” (1Co 15:25). Quando Cristo regressar, todas as ações malignas da serpente serão finalmente desfeitas: “Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês” (Rm 16:20), disse Paulo. Note que a vitória de Cristo será a nossa também. Por fim, a promessa divina se cumprirá: “O antigo domínio será restaurado a você” (Mq 4:8). 

Portanto, aguente firme! Muito em breve, Deus restaurará todas as coisas. E, se você for fiel até o fim, herdará a coroa da vida (Ap 2:10).