Sábado
16 de janeiro
Dormindo na tempestade
“Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Marcos 4:39

Era finalzinho da tarde, e Jesus estava cansado. Durante todo o dia havia curado, ensinado e ajudado uma multidão de pessoas aglomeradas ao Seu redor. Mal tivera tempo para comer. Fora isso, a crítica perversa e a calúnia dos fariseus tornavam-Lhe o trabalho mais pesado.

Então Ele decidiu descansar do outro lado do lago, onde havia poucas habitações. A multidão foi despedida. Jesus e Seus discípulos entraram no barco. Vencido pela fome e pelo cansaço, Ele Se deitou na popa e adormeceu.

Havia anoitecido. Nuvens escuras e o vento forte anunciavam uma grande tempestade. Ondas fortes começaram a bater contra o barco, enchendo-o de água, quase o afundando. Acostumados à vida de pescadores, tempestades não eram novidade para os discípulos. Mas, daquela vez, tudo o que sabiam parecia nada valer. Visivelmente desesperados, lembraram-se da presença de Jesus no barco. Chamaram o Mestre, mas Ele nem Se mexeu. Sentindo-se abandonados, eles perceberam, incrédulos, que Jesus dormia.

Como Ele conseguia isso? Inconformados, os discípulos O acordaram. Serenamente, sem uma nota de desespero, Jesus ergueu as mãos e, sob Sua ordem, o mar se acalmou.

Jesus não Se manteve acima do desespero por ser Deus, mas porque confiou no amor e cuidado do Pai.

De vez em quando estamos envoltas em preocupações imaginárias e reais, não é mesmo? Elas não são necessariamente um mal. Podem significar força, interesse e valorização pela vida. Entretanto, acabamos nos tornando reféns da preocupação excessiva, esgotamos a energia física e emocional. E terminamos infelizes e doentes.

Dormir durante uma tempestade, como o Mestre, é ter a tranquilidade de que sua parte foi feita, somada à confiança de que Alguém maior cuidará do restante, ainda que de modo diferente do que você gostaria. Dormir na tempestade é reconhecer que você não está sozinha. Há um Deus repleto de amor velando por você, interessado em todas as suas questões.

Por isso, siga Seu exemplo. Coloque suas preocupações nas mãos do generoso Pai e descanse. Durma embalada pela confiança de que Ele está acima de quaisquer problemas. Ele pode controlar a situação e seu ansioso coração, se você Lhe permitir.