Sábado
24 de novembro
Dúvidas
O vaidoso e arrogante, chama-se zombador; ele age com extremo orgulho. Provérbios 21:24

Ouvi a pergunta “por quê?” quase uma dezena de vezes em poucos minutos. Seria irritante se não viesse de uma criança que conversava com o pai enquanto observava a natureza. Com toda a paciência e amor paternal, o homem respondia a cada um dos “por quês?” de seu filho sem se cansar e se alegrava ao ver a expressão de admiração no rosto do pequeno.

Acho muito interessante a curiosidade das crianças. Quando não conhecem algo, perguntam e observam mais de perto o objeto em questão para explorá-lo. A criança está aberta a se aproximar daquilo que lhe é desconhecido. Deveríamos também ser abertos para conhecer mais.

Quando pensamos em Deus, temos que entender que é impossível compreendê-Lo completamente. Ele é infinito; portanto, sempre haverá algo mais para aprender sobre Seu poder. Essas informações deveriam nos deixar mais interessados Nele, mas não é assim que ocorre com algumas pessoas.

Há céticos que decidiram que nenhuma evidência os convencerá da verdade da existência de Deus. Esses descrentes são dominados pelo orgulho e se alegram em zombar daqueles que creem. O apóstolo Pedro ensinou que isso seria comum perto da volta de Cristo: “Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, dizendo: ‘Ele prometeu vir, não foi? Onde está Ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.’ Esses zombadores esquecem, de propósito, que há muito tempo Deus deu uma ordem, e os céus e a terra foram criados. […] Estão sendo guardados para o Dia do Julgamento e da destruição dos que não querem saber de Deus” (2 Pedro 3:3-7, NTLH).

Ter dúvidas sobre Deus não é pecado, pois Ele está muito além de nossa capacidade de compreensão. Pecado é colocar nosso orgulho em ação e nos recusarmos a conhecê-Lo mais. Como um pai que ama seu filho, o Senhor está disposto a resolver todas as nossas dúvidas. Se permitirmos, Ele começará agora e continuará por toda a eternidade.