Tromba de elefante, unha de cavalo, hábitos de porco, força de boi, cor de burro e tontice. O resultado da mistura dessa fórmula dá origem ao bicho cujo nome virou sinônimo de pessoa T-O-N-T-A. É só tirar um “t”, substituir o “o” por um “a” e arrumar as letras. O resultado é: A-N-T-A, o maior mamífero silvestre do Brasil.
As quatro espécies de anta existentes no mundo vivem em lugares tão distantes como a Tailândia, México e oeste da Cordilheira dos Andes. A mexicana é a maior, chegando a pesar 300 quilos. A brasileira mais conhecida é a anta-sapateira. É forte e consegue carregar cerca de 140 quilos nas costas.
De visão curta, o olfato é seu principal meio de direção. O macho trata muito mal a fêmea, só procurando-a na época do acasalamento. Mesmo assim, age com brutalidade e dentadas. Quando atacada por uma onça, sua única defesa é sair correndo. Desesperada, foge a galope carregando a onça sobre as costas. Se embrenha na mata por entre cipós e galhos atravessados no caminho, na esperança de derrubá-la. Isso acontece muitas vezes, pois o couro de suas costas é muito resistente, e correr sem direção é com ela mesmo.
A anta virou símbolo por causa do seu jeitão destrambelhado e por causa da ingenuidade. O hábito de andar no mesmo caminho cavando túneis em busca de água ou atrás de comida, torna-a uma presa fácil dos caçadores. Mudar de caminho não é tão simples, especialmente quando não enxergamos o perigo. O livro de Provérbios nos ensina a evitar os caminhos:
Do violento – “Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos” (3:31).
Do perverso – “Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o” (4:14, 15).
Da prostituta – “Fique longe dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa” (5:8).
Assim como acontece com a saúde do corpo, o melhor remédio para a saúde espiritual é a prevenção. Com a ajuda de Deus, qualquer pessoa pode se livrar do mal. O melhor, porém, é evitar se ferir ou até morrer porque insistimos em querer algo que sabemos ser contrário à vontade de Deus.