Terça-feira
28 de agosto
Efeito manada
Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. Provérbios 13:20

Muitas pessoas desconhecem o poder que o grupo exerce sobre os indivíduos. Essa força, porém, é real, e a Bíblia não é a única que fala sobre ela. Os profissionais da psicologia social há muito tempo vêm estudando a influência que o grupo exerce sobre as pessoas. Esse assunto já foi tema de muitos experimentos, sendo um dos mais famosos o “experimento Asch”.

O estudo recebeu esse nome graças a seu líder, o cientista Solomon Asch. Nascido em Varsóvia, na Polônia, Asch terminou seu doutorado em 1932, na Universidade de Colúmbia, EUA, e, na década de 1950, começou a fazer experimentos sociais importantes.

A pergunta que ele pretendia responder com seus estudos era: Como e até que ponto as forças sociais moldam as opiniões e atitudes das pessoas? Ele queria dados científicos de algo que é fácil de ser observado no cotidiano. Não sei se o Dr. Asch tinha conhecimento do provérbio de hoje, mas o texto bíblico trata exatamente desse assunto.

No experimento, a equipe de estudiosos chamava voluntários que queriam participar de um suposto teste de visão. Entravam na sala oito pessoas, mas sete delas eram atores e apenas uma era de fato voluntária. O aplicador do “teste de visão” mostrava para o grupo figuras em dois cartões, e cada um deveria dizer qual figura do cartão dois era idêntica à figura do cartão um.

Então, propositalmente, os atores davam a resposta errada de modo unânime. A intenção era ver se o voluntário manteria sua opinião, claramente correta, mesmo ficando contra todo o grupo. No total, 123 voluntários participaram da pesquisa, e eles eram sempre os últimos a responder. O resultado foi impressionante, pois mostrou que 75% dos participantes escolheram a alternativa errada ao menos uma vez; 37% dos voluntários erraram a maioria das respostas; 5% deles acompanharam a opção incorreta todas as vezes.

Essa força do grupo tem um nome popular: efeito manada. Isso é uma referência aos animais que, em manada, correm todos na mesma direção, sem saber a razão. No experimento de Asch, os voluntários optaram pelo erro, mesmo acreditando que a resposta certa seria outra. Eles fizeram isso por conta da força do grupo. Não queriam ser diferentes dos demais.

Precisamos ter cuidado com o grupo com o qual andamos, pois poderemos ser influenciados para o mal. Por isso, busque sempre andar com Jesus e com quem O ama. Assim, você não sofrerá o efeito manada.