A ansiedade é uma preocupação intensa, excessiva e persistente. Ela pode provocar aceleração da frequência cardíaca, respiração rápida e descompassada e sensação de cansaço. Um estudo da Organização Mundial da Saúde apontou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo; aproximadamente 9,3% da população sofre com esse mal.
No verso de hoje, Pedro reverbera os ensinos de Jesus, o maior conhecedor da natureza humana, que disse: “Não se preocupem com a própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que vestir. A vida não é mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mt 6:25). Complementando essa exortação, Jesus apresenta três argumentos tirados da natureza: 1) as aves, embora não plantem, não colham, nem ajuntem em celeiros, não passam fome, pois Deus as sustenta; 2) não somos capazes de acrescentar um minuto sequer ao curso de nossa vida, por maiores que sejam as nossas preocupações; e 3) nenhum ser humano, por mais rico que seja, é capaz de se vestir como a mais singela flor, que não se embeleza, simplesmente nasce e cresce.
Cristo não desconsidera a importância do alimento, da vida e do vestuário. Pelo contrário, Ele sabe que necessitamos de tudo isso. A lição que quer nos ensinar é que Ele está mais atento a esses detalhes do que nós mesmos. No verso de hoje, Pedro reitera que estamos sob o cuidado de Deus.
Você está ansioso? Cristo o convida a lançar sobre Ele a sua ansiedade. Esvazie a mente das preocupações que o angustiam e tente pensar em como Deus tem cuidado de você. Junte todos os detalhes. Existem bênçãos que são tão corriqueiras que corremos o risco de deixá-las passar despercebidas: a vida, o alimento, a família, a educação, o trabalho.
Deus entregou Seu Filho para nos salvar. E é por meio de Seu sacrifício que recebemos todas as bênçãos, pois não merecemos nada. Sendo assim, como diz Ellen G. White: “Nada temos a temer com relação ao futuro, a menos que nos esqueçamos da maneira pela qual o Senhor tem nos conduzido” (Vida e Ensinos, p. 143 [204]).
Quando estiver ansioso, relembre o que Cristo já fez por você e tenha certeza de que coisas ainda mais grandiosas Ele fará. Confie Nele!