Depois de anos de estudo, finalmente estava pronta para defender minha tese de mestrado perante a banca de professores. Um mês antes, reservei o projetor que precisaria usar durante minha apresentação. Tudo estava pronto, ou quase.
Quando cheguei à universidade e fui buscar o projetor, ele não estava disponível. O responsável pelo equipamento me contou que o vice-reitor, seu chefe, havia levado para usá-lo no dia seguinte. Ele não podia se recusar a entregá-lo ao seu chefe. Fiquei arrasada. Havia outro projetor na sala dos professores, mas era tão ruim que não me ajudaria em nada. A falta de um bom projetor simplesmente destruiria minha apresentação, pois eu teria que mostrar como funcionava a tradução automática na internet.
Depois de orar, pensei em procurar o vice-reitor e explicar a ele minha necessidade urgente, mas não tive tempo. Tive que escolher entre o projetor ruim ou nada. Para minha desolação, quando cheguei ao local da minha defesa, não havia mais ninguém além dos professores da banca e de uma secretária. Minha família havia se mudado para o Sul, e eu tive que ficar para trás, a fim de terminar meu mestrado. Amigos, colegas, companheiros de classe – ninguém tinha vindo me dar apoio. Eu estava completamente sozinha!
Mas, de repente, um dos meus estudantes universitários ingleses entrou e começou a recrutar outros estudantes para assistirem à apresentação. Eu também os havia convidado, mas, agora, eles estavam ali. Quando comecei minha defesa, uma garota comentou:
– Esse projetor é horrível!
Concordei e expliquei que eu não poderia conseguir um melhor. Então ela nos contou que tinha um bom projetor na sala dos professores que havia sido usado na aula daquela manhã! Um dos professores estava com a chave da sala. Assim, trouxeram esse projetor, que funcionou perfeitamente. Usei-o na minha apresentação. Depois de responder a todas as perguntas dos professores, conquistei meu título de mestre.
O que foi surpreendente é que, meses antes, o projetor que acabei usando tinha sido enviado a outro lugar para ser consertado. Ele tinha chegado ao campus naquela manhã e só havia sido usado em uma aula anterior – por isso, eles puderam me dizer que estava disponível. Deus encontrou uma maneira de me mostrar que Ele estava lá comigo! Eu não estava sozinha. Deus estará sempre ao nosso lado.
Het Jane Silva Carvalho