Compartilho com você dois versos sobre retidão. O primeiro se encontra em Lucas 9:62. Quando Cristo propõe a alguém que O siga e a pessoa pede que espere até que possa se despedir da família, o Mestre lhe diz: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.” A lição é simples: ninguém cujo coração não esteja naquilo em que deve estar poderá seguir adequadamente a Jesus. A responsabilidade de alguém que ara a terra é fazer sulcos retos e paralelos para que a semeadura seja de qualidade. Mas não é possível fazer sulcos retos se a pessoa não olhar para a frente. Deus quer que, ao segui-Lo, olhemos para Ele e para o futuro repleto de esperança, pois só assim seguiremos na direção adequada. Olhar para os lados ou para o que deixamos para trás pode nos desviar da missão e de nosso destino.
O segundo texto que eu gostaria de compartilhar é aquele que encabeça esta reflexão. Nesse verso, Paulo tenta evitar irregularidades na vida dos cristãos e recomenda que não se unam em jugo desigual com os que não têm fé. Ele não está falando só do casamento, embora esse assunto esteja incluído. As pessoas do campo sabem que não é possível arar com parelhas desiguais. Costuma-se colocar bois com bois ou jumentos com jumentos, mas não se pode juntar um boi com um jumento, simplesmente porque um tem mais força do que o outro e o mais forte pode machucar o mais fraco. Além disso, por um puxar mais do que o outro, os sulcos não saem retos. Viver jugos desiguais causa danos às pessoas, pois os dois não compartilham nem horizontes nem interesses. No fim, um dos dois acaba levando todo o peso da carga.
Em Provérbios, lemos: “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade” (Pv 4:25-27, NVI). Viver em retidão é viver olhando para a frente, com os olhos fixos em Cristo, em Sua graça e Sua lei. Tome hoje sobre si o jugo de Jesus (Mt 11:28-30) e permaneça firme no caminho rumo ao Céu.