Domingo
04 de março
Emoções reais e válidas
Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste? Mateus 27:46, ARA

Você já sentiu dor a ponto de achar que estava vendo a morte face a face? Sofreu a perda de um ente querido? Ou sentiu a solidão de um relacionamento destruído? Já foi agredida ou rejeitada por alguém próximo a você? Já se sentiu desapontada, desamparada ou abandonada? Por vezes, a jornada da vida pelos lugares escuros das nossas emoções nos faz questionar a validade de nossos sentimentos e mesmo de nossa razão para viver.

Contudo, precisamos apenas contemplar a vida de Jesus para entender que nossas emoções são reais e válidas. Ele experimentou todos os sentimentos, assim como nós (Hebreus 4:15). O Jesus que acalmou violentas tempestades, curou os aleijados e trouxe mortos à vida é o mesmo Jesus que Se comoveu e chorou. Ele chorou quando Seu querido amigo Lázaro morreu. Os espectadores disseram: “Vede quanto o amava” (João 11:36). Ele chorou quando previu a destruição de Jerusalém e de sua população que O havia rejeitado (Lucas 19:41-44). No dia mais tenebroso da Sua vida, Ele bradou na cruz: “Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” (Mateus 27:46). Cristo é o Deus encarnado que sabe o que é não ver luz no fim de um túnel emocionalmente escuro. Verdadeiramente, Jesus nos entende quando queremos saber por que, quando e como. Embora conhecesse a profecia e o glorioso desdobramento do plano da salvação, Ele ainda assim chorou ao confrontar a realidade. Suas emoções eram reais e válidas.

Muitas de nós nos sentimos culpadas por expressar emoção em tempos aflitivos. Algumas, inclusive, sentem-se culpadas por experimentar essas emoções. Podemos nos perguntar: Tomar consciência das minhas emoções representa mal o caráter de Deus? Na realidade, Jesus, que nunca pecou, experimentou as mesmas emoções, assim como nós. Ele as compreende. O rei Davi reconheceu isso quando orou: “De longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos” (Salmo 139:2, 3, ARA). A Palavra de Deus considera válidas as nossas muito genuínas emoções. Além disso, mostra como lidar com elas – levando-as ao Grande Médico do nosso coração.

Que emoções você precisa levar a Ele hoje?

Charmaine N. Williams Tate