Quarta-feira
17 de abril
Encontro divino
Então o Senhor me disse: “Vá, Eu o enviarei para longe, aos gentios”. Atos 22:21

Recentemente participei de um retiro feminino nas ilhas Maurício com minha amiga, Rhoda Nthani. Nossos quartos de hotel eram próximos. Uma noite, após um árduo dia de trabalho, finalmente voltamos para descansar. A porta do meu quarto não abria. A recepção era longe, e eu estava muito cansada para caminhar até lá. Pedi para usar o telefone da minha amiga e solicitar ajuda. Rhoda me ofereceu o quarto dela para eu esperar.

Poucos minutos depois, o pessoal da segurança do hotel chegou e resolveu meu problema. Peguei minhas coisas do quarto de Rhoda e fui abrir minha porta. Novamente, ela não abriu. Pedi ajuda mais uma vez. O supervisor sugeriu trocar a maçaneta. Ele teve que ir ao depósito para buscar o item. Enquanto isso, um de seus assistentes parecia relutante em deixar o local. Ele ficou por perto, e isso nos deixou muito apreensivas.

O homem se apresentou e perguntou qual era a nossa missão. Quando dissemos o motivo de estarmos ali, ele se abriu, dizendo que esperava encontrar cristãos. Nascido em uma família pobre budista, cresceu adorando ídolos.

Um dia, aquele homem se encontrou com um grupo de cristãos que o ensinaram sobre Deus e Jesus. Eles o ensinaram a orar e lhe deram uma Bíblia. Então ele começou a ler a Bíblia e orar a Deus todos os dias, mas sua mãe não queria que ele fosse cristão.

Deus respondeu a suas orações para encontrar um emprego, e ele conseguiu sair da pobreza, construir uma casa para sua família e prover os gêneros de primeira necessidade para eles. Agora procurava cristãos, esperando ser encorajado espiritualmente.

No dia em que minha porta não abriu, ele pediu a Deus que o ajudasse a encontrar alguns cristãos que orassem com ele e o animassem. Nós nos ajoelhamos com ele e oramos. Quando terminamos de encorajá-lo, o pessoal da segurança voltou e reparou a maçaneta da porta pela terceira vez. Dessa vez, ela abriu!

Que encontro divino! Eu me senti pequena ao reconhecer que Deus usou o problema da minha porta para ministrar a um coração solitário.

Há momentos em que realizamos nossos afazeres como de costume, mas nos esquecemos de que Deus providenciou encontros divinos para nós. Essa experiência nos ensina que devemos ouvir e esperar por Ele em todas as situações.

Senhor, ajuda-me a ouvir Tua voz a cada minuto. Ajuda-me a ver os muitos encontros que Tu colocaste em minha agenda diária.

Caroline Chola