Quando terminei o ensino médio, prestei vestibular para o curso de Direito. Fiquei impressionado com o tamanho da concorrência: eram 30 estudantes disputando uma vaga. Fiz a prova. No dia do resultado, um domingo, minha família estava reunida, e eu, Everton, muito ansioso. Fomos à praia, almoçamos, e meu pai foi tirar um cochilo. Como ninguém comentava o assunto, eu dizia para mim mesmo: “Não foi desta vez.” Finalmente fomos ao campus da universidade checar o resultado. Havia uma multidão aglomerada, examinando atentamente as listas dos aprovados para cada curso. As reações dos que ali estavam eram diversas. Então chegou minha vez. Chequei a lista dos aprovados para o curso de Direito e fiquei aliviado ao descobrir que meu nome estava nela.
Infelizmente, as histórias de todos os jovens hebreus cativos em Babilônia não estão registradas na Bíblia. Conhecemos apenas a história de quatro desses jovens. Não sabemos quantos permaneceram firmes na fé nem as batalhas que eventualmente travaram para isso. Mas, se Deus considerou importante preservar a história de apenas quatro, isso provavelmente quer dizer que eles se destacaram, tornando-se exemplos para as futuras gerações do povo de Deus. Seria muito bom se todos os jovens cativos tivessem vencido batalhas espirituais dignas de serem preservadas.
O registro das histórias de Daniel, Hananias, Misael e Azarias foi feito de uma forma que mostra seu desenvolvimento gradual na fé. Primeiro eles foram testados no comer e no beber, para então terem de enfrentar a fornalha e a cova dos leões. As vitórias espirituais resultam de um crescimento contínuo. Como em um vestibular, elas dependem de um preparo prévio.
Daniel, Hananias, Misael e Azarias conservaram o que aprenderam em seu lar e aprofundaram seu conhecimento do amor de Deus na prática, vendo-O agir de modo miraculoso para livrá-los de situações críticas. Por esse motivo, tornaram-se exemplos vivos do poder de Deus.
Deus ainda precisa de jovens fiéis que estejam dispostos a ser canais para a manifestação de Sua glória e poder. Ele deseja ampliar Sua lista de heróis da fé. Você gostaria de fazer parte dela?