Quinta-feira
22 de janeiro
ENVIA-ME
Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: – A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: – Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. [...] Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Salmo 51:7, 10

Quantas vezes nos sentimos impuras? Reconhecemos que somos pecadoras? Quantas vezes acreditamos que o que fizemos é imperdoável? O profeta Isaías compartilha uma visão na qual ele viu o Senhor assentado sobre um alto trono, rodeado de anjos, enquanto as abas de Suas vestes enchiam o templo. O som de Sua voz movia a fundação do templo, e, diante desse espetáculo, Isaías ficou com medo porque, em suas próprias palavras, ele era “homem de lábios impuros, e [habitava] no meio de um povo de lábios impuros; e os [seus] olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6:5). Isaías reconheceu que, em sua impureza, ele não era digno de estar diante do Criador. Contudo, por causa da misericórdia de Deus, um anjo pegou uma brasa viva com uma pinça e se aproximou do profeta.

Quero me concentrar nesse detalhe. Por que o anjo não pegou a brasa viva com a mão? Talvez pelo motivo simples e lógico de que a brasa o queimaria. Contudo, o anjo tocou a brasa viva nos lábios de Isaías. Se alguém se queima, a queimadura dói. Todos nós sabemos disso. É por isso que fico impressionada com as palavras do anjo registradas no verso 7: “Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado.”

Isso me faz refletir sobre aquelas situações dolorosas da vida que não entendemos – aqueles momentos que “queimam”, mas que ajudam a purificar e aprimorar nosso caráter, da mesma forma como o ouro é refinado ao passar pelo fogo. Vemos a misericórdia de Deus por nós ao permitir que tempos difíceis nos ajudem a crescer Nele.

Quando somos purificadas pela misericórdia e pelo perdão de Deus, como Isaías foi, podemos aceitar com confiança o chamado de Deus quando Ele pergunta: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” Eu responderei, como Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”

Cecilia Nanni