Domingo
13 de fevereiro
Erro de cálculo
Depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. 2 Samuel 13:15

O estilo de vida que a Bíblia ensina não é consequencialista, ou seja, não estimula você a pensar ou agir como se os fins justificassem os meios. Analise o exemplo de Amnom, um dos filhos do rei Davi. Ele arquitetou um plano para ter relações com a garota por quem estava apaixonado: Tamar (2Sm 13:1-18). Como ele não se importava com a opinião dela, não seria um ato consentido, mas um estupro.

E assim foi. O que ele não esperava, porém, era que o prazer da relação carnal se transformasse em repulsa e desprezo. O desejo passou. Ficou a sensação de vazio. A meta de quem busca prazer nunca é o prazer em si, mas a ambiciosa expectativa de repeti-lo tantas vezes quanto possível. A verdadeira sensação de plenitude não se experimenta com o corpo apenas. É preciso senti-la também na alma. Amnom, porém, não conseguiu perceber o óbvio.

Se você é o tipo de pessoa que, diferente de Amnom, toma decisões com base em valores elevados e altruístas, seus dilemas devem ser outros, imagino. Terá, por exemplo, a sensação de que talvez não tenha valido a pena ser justo ou bom, porque nem sempre há uma recompensa clara para quem é fiel ou sensível às necessidades alheias. Francamente, às vezes ocorre o contrário: somos criticados, postos de lado e até punidos. Não se deixe desanimar por isso! No seu caso, a pergunta errada é: Valeu a pena? A pergunta certa, porém, é: O Céu aprovaria o que eu fiz?

Amnom desrespeitou as leis de Israel (2Sm 13:12), abusou da confiança dos familiares e da inocência de Tamar. Tudo premeditado. Uma mentalidade calculista não é uma tendência herdada, mas uma “habilidade” aprendida. Sendo assim, dá para desaprender, não é? A solução bíblica é o “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3:5). Deus pode ensinar você a não se sentir culpado por fazer o bem e como não se orgulhar de executar planos maléficos que jamais teriam a aprovação do Céu. Por que não levar ao Senhor hoje os dilemas que o incomodam e pedir-Lhe que conduza sua vida conforme a lógica do Céu? Esse é o melhor caminho para ser feliz aqui na Terra enquanto esperamos pela pátria celestial.