Domingo
23 de agosto
Escolha a melhor atitude
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Filipenses 4:12

Qual é o primeiro pensamento que lhe vem à mente ao acordar? “Não acredito que tenho que começar tudo de novo. Não suporto mais esse trabalho!” Ou então: “Ah, meu Deus, muito obrigada por ter esse emprego! Ajuda-me a valorizá-lo, a dar meu melhor e a fazer tudo que está a meu alcance com alegria.”

Percebeu a diferença? A primeira opção expressa desânimo; a segunda, contentamento. Talvez, no seu caso, não seja o trabalho fora de casa que a desanima, mas a rotina doméstica, a lida diária com os filhos, a relação tumultuada com o marido e a família ou ainda outra situação.

Na verdade, nenhuma de nós está isenta de incômodos, desafios e frustrações. Não são os problemas, porém, que devem definir nossa postura diante da vida. Afinal, somos nós quem decidimos como enfrentá-los no dia a dia. Podemos escolher ignorar as oportunidades e nos concentrar nos obstáculos ou em cada dádiva oferecida por Deus. Ao nos concentrarmos nas dádivas, enxergaremos tudo sob uma perspectiva mais leve.

Reconhecer aquilo que o Senhor nos deu gera em nós contentamento e bem-estar, além de atrair os outros e estreitar laços. Essa é uma das marcas das pessoas fortes, felizes e satisfeitas consigo mesmas, pois o reconhecimento gera outros sentimentos positivos: amor, compreensão, compaixão, alegria e a sensação de ser alguém abençoado; elementos fundamentais para a autoestima.

A falta de reconhecimento das oportunidades que a vida já nos ofereceu e ainda nos oferece faz com que valorizemos demais o que não temos, despertando em nós descontentamento e ingratidão. O resultado disso são as eternas reclamações, a insatisfação, a vingança, as frustrações, a tristeza, a infelicidade e as doenças. Por meio dessas atitudes, o descontente e ingrato afasta as pessoas de si.

Contentamento se aprende; descontentamento também… Então vamos começar a treinar o contentamento hoje? Coloque um papel ou um caderno ao lado da cama e anote todos os dias pelo menos três bons motivos pelos quais você deve demonstrar reconhecimento e gratidão. Treine isso durante um mês e depois partilhe o resultado com alguém. Seja sábia e escolha a cada dia a melhor atitude!

Mirian Montanari Grüdtner