Quarta-feira
10 de janeiro
Escolhas e consequências
Comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações. Provérbios 1:31

O escritor Charles Swindoll propõe uma parábola interessante: “Um homem comprou um novo carro, e se divertiu, dirigindo-o por todos os lugares. Infelizmente, não deu atenção às instruções do vendedor, de verificar o nível do óleo a cada duas vezes que enchesse o tanque, e de trocar o óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Após um ano, ignorou, em primeiro lugar, o cheiro de óleo queimado, e depois, o som estranho e oco do motor. Fazia muito tempo, ele havia coberto a incômoda luz amarela de advertência com um pedaço de fita isolante e, por isso, não viu a luz ficar vermelha. Não entendeu por que seu carro brilhante parou e se recusou a funcionar de novo. Infelizmente, ele não deu ouvidos aos conselhos de seu consultor financeiro e, por isso, também não pôde comprar um novo motor” (adaptado).

O personagem dessa parábola pode colocar a culpa em alguém por ter que voltar a usar transporte coletivo? Ele pode culpar o dono da revendedora de carros ou o mecânico de seu bairro? A resposta é óbvia: Não! Ele foi tomando decisões sozinho, sem levar em conta os conselhos recebidos, e colheu as consequências de cada uma delas.

Esse é um exemplo da mais inegável lei da vida: escolhas sempre trarão consequências. O provérbio de hoje nos fala sobre isso. Algumas vezes sofremos unicamente por causa das nossas escolhas.

A Bíblia tem uma série de textos que confirmam a justiça de Deus em relação às escolhas que fazemos. Paulo advertiu, por exemplo: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6:7). A lei das consequências se aplica a absolutamente tudo na vida. Se você se alimentar mal, ficará doente. Se roubar, poderá ser preso. Se fizer exercícios regulares, terá um bom condicionamento físico. Se estudar muito, terá sucesso na escola.

Na vida espiritual, essa é uma verdade ainda mais forte. O profeta Oseias tem duas declarações contundentes sobre escolhas e consequências. “Você foi destruído, ó Israel, porque está contra Mim, contra o seu ajudador” (Oseias 13:9). No capítulo seguinte, ele diz: “Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!” (Oseias 14:1).

Cada vez que você for escolher algo em sua vida, faça-o com Jesus. Se agir assim, tomará decisões adequadas e colherá boas consequências para a eternidade.