Imagine um tempo em que as pessoas não poderão esconder o que estão pensando, pois a mente, a última barreira da privacidade humana, foi invadida. Ficção científica? Não conte com isso. É o que garantem pesquisadores de importantes universidades americanas. Eles têm mostrado a eficácia do espectroscópio de raios infravermelhos para fazer leituras da mente.
Se isso de fato for para frente, os detentores dessa tecnologia lerão a mente das pessoas como livros. Do lado positivo, poderão prever crimes momentos antes de acontecerem, desmascarar a hipocrisia e se precaver de más intenções; do lado negativo, ideias geniais serão roubadas, a liberdade humana será anulada e a capacidade de pensar pode ser freada, pelo medo de ter as reflexões íntimas expostas.
O versículo de hoje, porém, revela que essa tecnologia já foi usada no planeta Terra muito tempo antes de os cientistas atuais começarem a engatinhar em suas pesquisas relativas à mente humana. Como Deus encarnado, Jesus, quando esteve por aqui, tinha a seu dispor uma das mais distintivas características da Divindade: a onisciência.
Por isso, os pensamentos humanos, especialmente as motivações do coração, não passavam despercebidos por Ele. Não era necessário informá-lo sobre como as pessoas pensavam ou agiam, pois sua mente divina podia se antecipar, sabendo o que os indivíduos fariam e, acima de tudo, por que agiriam daquela forma.
Diferentemente dos grandes riscos de o ser humano ter capacidade semelhante, Jesus só usa essa “tecnologia” para o bem. Em minha vida espiritual, essa capacidade divina tem sido uma bênção. Ela me permite chegar desarmado e desmascarado diante do Pai.
Lembrar que Jesus lê meus pensamentos me ajuda a me arrepender de “atitudes bondosas” que pratico, mas que, no fundo, estão sendo motivadas por orgulho. Faz-me também orar como o salmista: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23, 24).
Aproxime-se de Jesus hoje com a consciência de que Ele conhece você de maneira profunda. Não tenha medo disso. Deixe Jesus passar o “espectroscópio” divino em sua mente e permita que Ele modifique seus pensamentos e atitudes.