Domingo
27 de dezembro
Esperança
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança Nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13

Ter esperança é uma necessidade psicológica do ser humano. A humanidade não pode viver sem ela. É possível ver pessoas fazendo fila nas casas lotéricas todos os dias. Da perspectiva delas, estão ali investindo na esperança. Ninguém está ali para jogar dinheiro fora. Estão depositando sua esperança na sorte.

Mas o que é esperança? Segundo um dicionário “é desejar alguma coisa com expectativa”. É fé no futuro. É antever alguma coisa com expectativa otimista. É a expectativa de que aquilo que desejamos se realizará.

Dizem que na mesa de cabeceira de Marilyn Monroe havia uma foto de seu casamento com Arthur Miller, um dos maiores escritores norte-americanos. No verso da foto, Marilyn escreveu: “Esperança, esperança, esperança.” Amargo engano. O festejado casamento terminou em um precipitado divórcio. Foi o relacionamento mais longo dela: durou cerca de quatro anos. Marilyn colocou fim à sua vida menos de dois anos depois da separação.

Em Provérbios 13:12, está escrito que a perda da esperança faz o coração adoecer. Se a situação está complicada, é a esperança que nos ajuda a enfrentar o dia seguinte com coragem e confiança. A esperança é otimista. Ela está sempre se erguendo nas pontas dos pés, procurando ver o melhor. Se tiramos o dinheiro de um homem, o frustramos; se tiramos o objetivo, tiramos o ímpeto; se tiramos a esperança, o imobilizamos.

A esperança bíblica é inseparável da confiança em Deus. Em Hebreus 6:19, é dito que “temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura”. A esperança do cristão não é como uma pipa de papel, açoitada pelo vento. Por mais agitada que esteja a vida do crente, a esperança é a âncora que une firmemente o redimido a Deus. Ela não depende do que a pessoa tem nem do que ele pode fazer por si mesmo. A esperança sustenta o indivíduo que aprendeu a depositar “sua confiança Nele”. É incrível, mas é real: quem aprende a confiar em Deus, acaba “transbordando de esperança”. A esperança nos sustenta nas horas difíceis. Se o Deus da esperança promete nos encher de alegria e paz, não precisamos de mais nada na vida!