Quinta-feira
14 de dezembro
Esperança além do trauma
Como são felizes os que em Ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes. Salmo 84:5, 6

A vida, na Terra, pode trazer experiências dolorosas. Eventos traumáticos podem sobrevir em tenra idade, por meio de abuso infantil, divórcio dos pais, uma incapacidade ou perda. Para outros, pode ocorrer mais tarde na vida, talvez com a perda de entes queridos. A realidade do trauma é inevitável em um mundo que é o palco de um grande conflito entre o bem e o mal. Não há dúvida de que, independentemente da época em que ocorrem, esses eventos traumáticos podem ter duradouros efeitos negativos sobre o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual da pessoa. Muitas de nós passamos pela vida carregando a dor e o sofrimento desses traumas. Esse é um fato, mas a Bíblia nos diz que não precisa ser assim. Há esperança até para o pior trauma possível que uma pessoa tenha experimentado.

Um dia, enquanto buscava na Palavra de Deus coragem para enfrentar uma experiência traumática pessoal, encontrei uma passagem terapêutica que me trouxe esperança. Ela falava do vale de Baca. Aprendi que Baca é um vale na Palestina, também conhecido como Vale Seco. A primitiva palavra hebraica da qual Baca se origina significa chorar, queixar-se, lamentar ou sentir pesar. A passagem me trouxe esperança, pois nela Deus promete, àqueles aflitos que buscam forças nEle, que nosso vale do Choro (Baca) e tristeza pode se transformar em um manancial. Que bela promessa! A passagem diz que podemos ter um novo começo, um renascimento, e que nosso choro se transformará em manancial de vida. Creia em Sua promessa! Essa vida nova de alegria e paz é possível quando você e eu abraçamos diariamente as virtudes do perdão e da gratidão. Às vezes, é difícil nos livrar da dor que experimentamos quando um ser amado escolhe virar as costas para nós. Assim como muitas leitoras hoje, eu também experimentei essa dor.

No entanto, quando me volto para Deus e busco Sua força, Ele, amoravelmente, me faz lembrar das muitas vezes em que sofreu traição e dor por causa daqueles em favor dos quais morreu. Faz-me lembrar das muitas vezes em que eu O traí, e de como Ele ainda me abraça com infalível amor e compaixão. Como posso não fazer o mesmo?
E quando perdoo como Ele perdoa, com gratidão no coração, a cura ocorre, e a esperança nasce. Que você também veja seu vale de Baca se transformar em uma fonte, hoje.

Katia Garcia Reinert