Segunda-feira
18 de fevereiro
Espinhos e oxigênio
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. Lucas 8:7

Apesar de 75% da superfície de nosso planeta estar submersa, a falta d’água é preocupante. Acontece que 97% dessa água toda está nos oceanos. Os outros 3% são água doce. Desses, 2% são gelo compactado nas calotas polares, e só uma parte do 1% restante está presente nos rios e lagos. A outra parte é de fontes subterrâneas. Esses números não seriam tão assustadores, não fosse outra realidade: a poluição. Além de danificar as fontes de água potável, calcula-se que cerca de 10 milhões de pessoas morram todos os anos, vítimas de doenças transmitidas pela água.

Esgoto não tratado, detergentes, pedaços de plástico, cacos de vidro, lixo químico das fábricas, restos de gasolina, cascas de legumes e alimentos podres. Essa é a receita para detonar uma fonte de água limpa. Quem se dá bem com essa podridão são os quironomídeos, larvas vermelhas dos insetos dípteros (um tipo de mosca). Eles sobrevivem com pouco oxigênio. Já as larvas de outra mosca, a sirfídea, chamadas de cauda-de-rato, se dão bem nos rios poluídos pois conseguem respirar usando a cauda como se fosse um tubo de snorkel.

Para saber se um rio ou lago é poluído, basta identificar os bichinhos que vivem neles. A ausência também é um sinal. Peixes e pequenos crustáceos, como o camarão da água doce, não sobrevivem aí. Morrem envenenados por produtos químicos ou sufocados pela falta de oxigênio.

Na parábola do semeador temos uma história de plantas sufocadas. Lançada ao solo, a semente germinou. Mas com ela também cresceram espinheiros. Sem a luz do sol, a planta não podia respirar e morreu logo. A semente entre espinhos é a pessoa que ouve a mensagem do evangelho e a aceita. Ela germina no coração e cresce. Mas as atrações do mundo, os prazeres e o desejo de ganhar muito dinheiro aparecem com fortes apelos e sufocam as decisões tomadas anteriormente. A plantinha morre.

Tem gente que pensa assim: “Sendo cristão, vou perder muitas coisas.” Isso é como poluição lançada em águas limpas. Logo falta oxigênio e a vida acaba. Há mesmo muitos prazeres e oportunidades que um cristão deixa de usufruir, mas isso não é prejuízo. Lembre-se: “A vida é como uma moeda. Você pode gastá-la como quiser, mas só poderá fazer isso uma vez.”