Onde você acha que estaria uma mulher alguns anos depois de levar um tiro em um assalto e ficar tetraplégica? Talvez alguém respondesse: “Em casa, deprimida e lamentando o ocorrido.” Mas não foi assim que Patrícia Pereira dos Santos reagiu. Em 2016, ela se tornou a quinta nadadora mais rápida do mundo em sua categoria nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro.
Em depoimento à imprensa, Patrícia disse: “Independentemente de qual seja a circunstância de uma dificuldade da vida, é você levantar a cabeça e acreditar que pode ser diferente. Não porque as pessoas querem que seja, mas sim você. Foi o que fiz.” Ela deu uma excelente demonstração de determinação.
Não podemos viver submissos a nossas emoções. Um problema pode até nos trazer tristeza, mas esse sentimento não deve nos dominar e fazer com que desistamos da vida. Nossos pensamentos têm uma influência muito grande sobre o corpo. Muitas doenças se originam na mente e depois afetam o corpo.
Ellen White escreveu: “Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais e a convidar a decadência e a morte. A doença é muitas vezes produzida, e com frequência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos poderiam ser sãos, se tão somente assim o pensassem. Muitos julgam que a mais leve exposição lhes ocasionará doença, e produzem-se os maus efeitos exatamente porque são esperados. Muitos morrem de doença de origem inteiramente imaginária”
(A Ciência do Bom Viver, p. 241).
Infelizmente, as dificuldades, os acidentes e as pessoas más podem nos alcançar ao longo da vida. Nossa atitude interna diante desses acontecimentos determinará o quanto eles nos afetarão. Não estou falando de autoajuda, mas de ajuda do Alto.
Quando Deus habita em nosso ser, nós temos condições de superar os problemas de cabeça erguida. Deus é a fonte da nossa felicidade; com Ele, temos o espírito certo para enfrentar qualquer dificuldade.