Sábado
08 de julho
Espírito Santo
Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Lucas 11:11

Eu passeava com minha família em meio à natureza, quando vi uma jararaca enrolada, com a cabeça erguida, a menos de dois metros de minha filha. A reação foi imediata: peguei-a no colo e a livrei o mais rápido que pude do perigo que, inocente, ela não havia se dado conta.

Não fiz mais do que a obrigação de pai, mas foi muito bom ouvir minha filhinha dizer várias vezes depois do fato: “Papai, você é o meu herói!” Não há nada que pague isso.

Pais existem para serem provedores e protetores. Trabalhar para trazer o sustento para casa e cuidar da segurança da família é parte essencial da missão paterna. Por isso, Jesus fez a seguinte comparação: “Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no Céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lucas 11:13).

Como disse Jesus, eu sou mau, mas poderia deixar de comer para que minha filha se alimentasse. De forma nenhuma, conscientemente a exporia a risco ou deixaria de satisfazer uma necessidade real dela. Se eu ajo assim, imagine Deus, nosso amoroso provedor e protetor.

No versículo de hoje, Jesus compara o pedido de um filho por comida, que é algo essencial para a vida, com o clamor de alguém pelo Espírito Santo. Por que o Senhor equipara o Espírito Santo àquilo que é básico para a existência? A resposta está na Bíblia. O apóstolo Paulo diz: “Porque estou certo de que isto mesmo, […] pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação (Filipenses 1:19, ARA); “Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor” (Romanos 8:26).

Nas duas passagens acima, vemos a atuação do Espírito Santo para nos proteger e ajudar. Sem Ele, ficamos perdidos e sem alimento espiritual. Foi o Espírito Santo que inspirou os escritores da Bíblia. Quando oramos, é Ele quem ilumina a nossa mente para compreendermos a Palavra de Deus e, assim, alimenta nosso coração. Clame hoje pelo batismo do Espírito Santo, e o Pai vai derramá-lo sem medida sobre sua vida. Só assim você estará realmente seguro e alimentado.