Alguns encontros descritos na Bíblia testam a minha imaginação. Já parou para observar os detalhes no verso de hoje? Um rei covarde e um jovem destemido. De um lado está Saul, escondido em sua tenda, ouvindo as ameaças de Golias e fazendo promessas ao valente que ousasse enfrentar o gigante filisteu. Do outro lado está Davi, o jovem ruivo autêntico e corajoso. No encontro com o rei Saul, é Davi quem fala primeiro (1Sm 17:32).
O rei não consegue ver muito potencial no candidato a herói e lhe oferece sua própria armadura. Por um momento, Davi deixa seu estilingue de lado e veste a armadura de Saul, mas não demora muito para perceber que ela havia sido produzida com as medidas de outra pessoa. Portanto, não servia para Davi e poderia até mesmo atrapalhar seu desempenho na batalha.
Autenticidade não combina com mediocridade. Davi tinha “apenas” um estilingue, mas havia desenvolvido uma pontaria invejável. Sua habilidade resolveu o problema de um país e abriu diante dele as portas do palácio.
Hoje quero lhe oferecer alguns conselhos simples. São três chaves que podem mudar tudo e abrir portas diante de você: 1) descubra seus pontos fortes. Ninguém é bom em tudo e também não precisa ser. Sucesso é efeito colateral de descobrir o que você foi criado para fazer; 2) torne-se cada vez melhor no que você já é bom. Treine, treine e treine. O que separa você da sua melhor versão talvez sejam 10 mil horas de treino; e 3) faça tudo com excelência. Isso honra a Deus e inspira as pessoas à sua volta.
Não despreze o que você tem nas mãos, por mais simples que possa parecer. Suas características, suas habilidades, seus dons, sua história. Tudo isso é muito valioso e único. Deus não criou você assim por acaso. Ele nunca errou. Acredite: você é mais forte com o estilingue que Deus lhe deu do que com a armadura que Ele deu a outra pessoa. Seja você mesmo. Deus já colocou em você o que precisa para escrever uma história extraordinária.
Agora acione o estilingue ou gire a funda, e as portas vão se abrir.