A menos que se interesse por engenharia, quando olha para um prédio, uma pessoa comum não fica pensando no que há nos fundamentos da construção. Porém, a parte mais importante de um edifício é o alicerce. Se ele não for forte, o prédio estará condenado a ruir. O provérbio de hoje, mal interpretado, pode fragilizar todo o fundamento do cristianismo. Ele é motivo de discussões no meio teológico.
Pessoas que não respeitam as regras de interpretação bíblica e não são guiadas pelo Espírito Santo querem usar o provérbio de hoje como base para dizer que em algum momento da eternidade Jesus não existia e, então, foi criado por Deus, o Pai. Essa interpretação está errada. A construção de doutrinas bíblicas deve ser sempre baseada em textos literais das Escrituras, não em parábolas ou textos figurativos como o provérbio acima.
A Bíblia ensina que Jesus é eterno. Essa é uma verdade evidente. O profeta Isaías enumera vários títulos que são de Jesus. Ele escreveu: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os Seus ombros, e Se chamará o Seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6, ARA). O Pai da Eternidade não poderia ser alguém criado. Ellen White também tem uma declaração inspirada a respeito desse assunto: “Em Cristo, há vida original, não emprestada, não derivada” (O Desejado de Todas as Nações, p. 532).
O Deus eterno nos criou para sermos também eternos; porém, um dia, os seres humanos decidiram deixar a conexão com o Céu e fizeram com que o prédio da eternidade ruísse para eles. Toda a criação, que era perfeita, perdeu seu brilho, e a morte passou a ser parte da vida. A eternidade que tínhamos era emprestada e nós a trocamos pelo pecado. Contudo, Aquele que concedeu a eternidade resolveu devolvê-la a nós. Só que para isso, Ele teria que sofrer terríveis humilhações, receber sobre Si nosso pecado e morrer em nosso lugar.
O sacrifício do Eterno nos garantiu novamente a possibilidade de vivermos para sempre. Por Seu sacrifício eterno, podemos ter a certeza de que estamos no caminho da eternidade. Abra o coração para Jesus, conecte-se novamente a Deus, pois Nele há amor infinito por você.