Mary Kay Ash, fundadora da empresa de cosméticos Mary Kay, ao falar sobre liderança, disse que um “líder de sucesso lidera de três maneiras: pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo”.
Antes de se tornar o líder de Israel, Josué passou por um longo período de treinamento ao lado de Moisés. Desde a saída do Egito, ele atuou como guerreiro e como um dos líderes do povo. Ele também era o braço direito e “auxiliar de Moisés” (Nm 11:28, NVT). Quando Moisés subiu ao monte para receber as tábuas da lei, Josué teve o privilégio de acompanhá-lo (Êx 24:13). Ele aprendeu a liderar pela convivência com seu líder. O exemplo foi o método didático empregado em sua formação.
Para descobrir quem é o líder de determinado grupo, basta procurar quem, em alguma medida, os demais membros desse grupo, consciente ou inconscientemente, imitam. Os bons líderes se destacam e deixam marcas positivas na vida de seus liderados.
Todo ser humano, em algum momento, exercerá certo grau de liderança – no esporte, no lar, no trabalho, na igreja e em muitos outros contextos. Por isso, eu lhe pergunto: Você tem vivido de forma exemplar? Se outras pessoas seguirem seu exemplo, elas serão bem-sucedidas?
Paulo tinha convicção de que seu exemplo faria bem a seus liderados. Por esse motivo, ele disse aos cristãos de Corinto: “Sejam meus imitadores, como também sou imitador de Cristo” (1Co 11:1). A vida do apóstolo era um bom exemplo porque refletia a Cristo. Se seus liderados o imitassem, estariam seguindo indiretamente o exemplo de Jesus.
A liderança é um privilégio que vem acompanhado de muita responsabilidade. Quando você tiver que exercê-la, peça a Deus que o capacite para agir como Cristo agiria em seu lugar.