Vivemos em uma era em que a obsolescência é planejada, em que os produtos são fabricados para durar por um tempo determinado antes de se tornarem inúteis. Essa mentalidade nos força a atualizar constantemente nossas tecnologias, roupas e nossos conhecimentos. Não queremos parecer ultrapassados, então nos submetemos a essas mudanças constantes.
Essa mentalidade de descartar o velho em busca do novo nos leva a trocar nossos carros, redecorar nossas casas, renovar nossos guarda-roupas, fazer cursos para nos mantermos atualizados e ler os últimos livros da lista dos mais vendidos. As coisas do passado são consideradas obsoletas e sem interesse. Infelizmente, essa visão também se estende às pessoas. Consideramos aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia ou não sabem as palavras da moda como desatualizados ou ultrapassados. E se essas pessoas também são idosas, muitas vezes as tratamos com desdém e as ridicularizamos.
No entanto, precisamos dos mais velhos, pois ninguém conhece a vida melhor do que eles. A vida não é apenas tecnologia e moda, é construída com sentimentos, experiências, memórias e sabedoria. Qualquer um pode usar um telefone celular, mas nem todos têm a sabedoria e a perspectiva da vida que vêm com a idade avançada. Deus pede que respeitemos os mais velhos, aqueles que têm cabelos grisalhos e compreensão, rostos enrugados e olhos serenos. Se aprendermos a respeitar os idosos, também aprenderemos a respeitar a Deus, pois isso significa compreender que cada pessoa é valiosa e necessária.
Respeitar os mais velhos é amar sem restrições, independentemente da idade ou da condição. Cada um de nós é uma criatura de Deus, e todos nós temos um papel importante neste mundo. Devemos valorizar a sabedoria que vem com a idade, ouvir os conselhos dos mais velhos e aprender com eles. Se seguirmos essa filosofia, teremos um futuro mais brilhante e mais humano. Portanto, trate os mais velhos com respeito e carinho, e você estará dando um grande passo em direção a um mundo melhor e mais justo.
Como diz a Bíblia, “os cabelos brancos são uma coroa de honra que é encontrada no caminho da justiça” (Pv 16:31).