Existem situações na vida em que tudo o que a gente quer é sair de fininho sem ser percebido. É possível que você já tenha se sentido assim, especialmente se tiver uma personalidade um pouco mais tímida, como parece ser o caso da mulher que foi curada do fluxo de sangue por Jesus.
Ela tocou bem de leve no manto do Senhor, sentiu a cura que precisava e já estava tirando o time de campo, quando ouviu uma voz, enquanto seu mundo rodava no meio de um monte de gente desconhecida: “Quem foi que me tocou? […] Alguém me tocou, pois Eu senti que de mim saiu poder” (Lucas 8:45, 46). Era Jesus preparando o terreno para que a história de sua cura fosse eternizada. Dois passos para trás, meia volta, ajoelhada com rosto em terra, dedinho levantado e um turbilhão no coração.
Quando leio esse relato, penso: O Senhor não poderia ter deixado a pobre mulher ir embora feliz e curada do jeito que ela havia planejado? Por que Ele resolveu expô-la em púbico? O primeiro motivo é simples. Se ela tivesse ido embora sem ser descoberta, o mundo seria privado de um dos maiores espetáculos da fé. Por Jesus tê-la chamado, ela pôde testemunhar sobre o que Deus havia feito em sua vida. Não existe alegria maior do que essa.
Outra coisa: se ela tivesse ido embora quietinha, teria perdido a oportunidade de adorar o Senhor. Ao voltar-se para Jesus e ajoelhar-se diante dele, a mulher pôde atribuir a Cristo a glória que lhe é devida.
Além disso, Jesus queria deixar bem claro para a mulher que o poder não estava no manto. Ele não queria que uma ideia mística fosse alimentada na mente dela. Foi a fé em Jesus que a curou, não a roupa que ela havia tocado. Isso nos ajuda a entender que os milagres não residem em objetos ou em formas religiosas. Eles vêm apenas de Deus, como resultado da fé.
Creio, porém, que o motivo mais importante que levou Jesus a expor a mulher foi completar a bênção que ela precisava. Ele disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz” (Lucas 8:48, ARA). Percebeu? A mulher estava curada pelo toque, mas, ao se voltar para o Senhor, ela recebeu o mais importante: a salvação. Ela ficou no lucro. Isso nos ensina que quem não tem medo de declarar publicamente a fé em Jesus é exposto à situação mais incrível da vida.