Numa sexta-feira à noite, há mais de 12 anos, Nial envolveu-se em um acidente automobilístico enquanto voltava para casa. Além de outros ferimentos, cacos de vidro estilhaçado do para-brisa haviam cortado seus olhos. No hospital, o médico tentou freneticamente salvar a visão de Nial. Contudo, a visão do olho direito se perdeu, ficando a do olho esquerdo grandemente prejudicada. A despeito desse revés, Nial decidiu continuar trabalhando para o Senhor. Em 2008, ele falou em uma série evangelística usando palavras-chave e textos que Juanita, sua esposa, escrevera para ele com letras grandes, em negrito. Embora sempre esperançoso de reconquistar a visão do olho direito, sua visão piorou. Dentro de pouco tempo, Nial precisou permitir que membros da família o guiassem quando ele caminhava de um lugar para outro.
Quando os médicos em Cuba (2010) e depois em Trinidad (2011) não puderam ajudar sua visão, Nial e a esposa decidiram buscar auxílio médico nos Estados Unidos. Depois de arrecadar dinheiro para o transporte e as despesas médicas, eles viajaram para Miami, Flórida. A essa altura, Juanita esperava seu terceiro filho. Para complicar ainda mais, ela soube que o parto do bebê deveria ser por cesariana. Nial encontrou um médico que disse poder ajudá-lo por meio de um procedimento cirúrgico. Quando Nial soube que a cirurgia no olho fora agendada para o mesmo dia da cesariana de Juanita, ele reprogramou a longamente esperada cirurgia em seu olho.
A essa altura, os recursos de Nial e Juanita estavam praticamente esgotados, porque todos os exames médicos haviam consumido o dinheiro que tinham. A igrejinha que frequentavam na Flórida começou a orar por eles. Depois de muita oração,
o casal observou Deus suprindo suas necessidades financeiras, e a cirurgia de Nial foi marcada novamente.
– Não posso garantir nada – disse-lhe o doutor –, mas vou fazer o meu melhor.
Nial respondeu: – Tudo o que desejo é que o senhor faça o seu melhor, e creio que Deus cuidará do restante. Não vim até aqui para experimentar um fracasso. Tenho confiança de que enxergarei melhor outra vez. – Uma exclamação de “Consigo ver!” foram as primeiras palavras de Nial após o término do procedimento ocular. Oitenta por cento da visão do seu olho direito foi restaurada.
Por que não resolver fazer hoje o seu melhor e então confiar que Deus cuidará do restante?
Ruby H. Enniss-Alleyne