Quinta-feira
30 de novembro
Falsos cristos
Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. Mateus 24:5, ARA

Existem falsificações de todo o tipo. Nos grandes centros, é possível comprar os chamados produtos de segunda linha, que imitam os originais e dão ao cliente a ilusória sensação de usar o que não podem pagar. Em geral, quem faz uso desse comércio acredita que está fazendo um grande negócio, mas a realidade é bem diferente. Esses produtos quebram rapidamente e sempre há alguma coisa que revela, aos olhos atentos, a diferença do original. Na religião, ocorre algo semelhante.

No versículo de hoje, Jesus se refere aos falsos cristos dos últimos dias. Quem “compra” essas falsificações, em consequência, torna-se um falso cristão. Para não ser iludido, é preciso conhecer o verdadeiro Cristo e segui-lo a fim de não se confundir com as falsificações que existem por aí.

Jesus só pode ser conhecido por meio da Bíblia. Gosto da frase que ouvi certa vez de um pastor: “Não acredito em cristão que não lê a Bíblia.” O mundo está cheio de cristãos falsos, que seguem uma caricatura de Cristo.

Existem cristos para todos os gostos. O que tem predominado em nossos dias é o cristo para consumistas. Falsos cristãos recorrem a esse falso cristo para terem suas necessidades materiais saciadas. Não estão em busca da salvação e da transformação que o evangelho produz.

Desejam prosperar materialmente, querem curas para suas doenças e seu objetivo é apenas usar a religião para ter o que necessitam. Tratam Jesus como se fosse um objeto “tecnológico” mágico. Se percebem que não precisam mais dele, esses “cristãos” o descartam, como fazem com seus aparelhos ultrapassados.

O Cristo verdadeiro é o Cristo da Bíblia. Sem a Palavra de Deus, porém, surge uma patética imagem de um cristo complacente e sem compromisso com a verdade. Cristãos falsos não estudam a Bíblia. Estão na igreja, mas dedicam tempo a tudo, menos às Escrituras. Podem falar com desenvoltura sobre filmes, novelas e esportes em geral, mas sobre o evangelho não têm nada a dizer. Oferecendo a ilusão da satisfação dos gostos pessoais, o falso cristianismo não pode atender à real necessidade humana: a salvação.

Comprar produtos falsificados, além de não ser correto, nunca é um bom negócio. Hoje, você tem a oportunidade de ter o Cristo verdadeiro. E de graça. Você só precisa crer e permitir que Ele transforme sua vida. Negócio fechado?