Domingo
22 de julho
Fator multiplicador
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Provérbios 11:24

Existem muitas pessoas que têm o hábito de fazer doações em dinheiro ou em alimentos para pessoas necessitadas. Uma dessas pessoas é o empresário Milton Afonso. Ele nasceu em uma família muito pobre e teve uma infância difícil; mas, com muito trabalho, se tornou um homem rico e bastante conhecido. Sua empresa de planos de saúde chegou a ser a maior do Brasil.

A história dele seria comum se não fosse seu hábito de ajudar pessoas. Ainda estudante, Milton vendia livros para se manter na faculdade. Quando conseguia mais dinheiro do que necessitava para sua manutenção, fazia questão de ajudar colegas que não tinham dinheiro para estudar naquele período.

Depois de formado e já muito bem-sucedido, resolveu continuar ajudando estudantes. Concedeu milhares de bolsas de estudo para diversos alunos dos níveis básico e superior. Há muitos profissionais formados hoje no Brasil que devem isso à generosidade de Milton Afonso.

Além disso, esse homem contribuiu muito com o avanço do evangelho ao participar da compra de diversas emissoras de rádio e da TV Novo Tempo. Sem contar que muitas escolas foram construídas e reformadas graças a suas doações. Em uma entrevista veiculada na internet, Milton Afonso afirmou que sua maior felicidade era ajudar as pessoas e que queria dividir as bênçãos recebidas com quem precisava.

O provérbio de hoje nos diz que, quando estendemos a mão generosamente, de alguma forma, o que doamos retorna para nós. O versículo também alerta que aqueles que não doam o que deveriam doar, em vez de terem mais dinheiro, encontrarão a pobreza.

O Céu não precisa de nosso dinheiro. Devemos ser fiéis nos dízimos e nas ofertas como um sinal de que já fomos abençoados. Deus, porém, espera que sejamos generosos com aqueles que são necessitados e garante que recompensará quem sinceramente alivia o sofrimento dos outros.

Não importa se é com muito ou com pouco, sempre que encontrar alguém necessitado, ajude. Deus será louvado por sua ação e multiplicará bênçãos em sua vida.