Segunda-feira
26 de setembro
Fazer falta
Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. Atos 9:36

O melhor lugar para você estar é onde precisam de você. Nem sempre é o lugar mais confortável, o mais promissor ou aquele em que você quer passar o resto da vida. Ainda assim, você pode ser uma bênção. Você não é uma máquina; tem preferências, sonhos, desejos e metas. Você é mais do que faz ou deixa de fazer. Mesmo assim, estar onde o valorizam e o consideram útil é tudo de bom! Na vida real, poucas pessoas toleram quem pode contribuir com a coletividade, mas se exime de ajudar. O sentimento de utilidade é um componente-chave da autoestima saudável.

Dorcas não apenas era uma pessoa agradável e bem relacionada. Ela era útil, e pessoas úteis, quando se vão, fazem muita falta. Por isso, onde quer que você esteja, não trabalhe para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida. Talvez tenha sido essa a meta de Dorcas!

Quando ela morreu, todos ficaram arrasados. Não se tratava apenas da perda de uma vida. Ela era uma amiga carinhosa, uma pessoa atenta às necessidades alheias, alguém capaz de ler nos seus olhos aqueles sentimentos e necessidades que você não saberia ou não desejaria expressar. Dorcas deixou um vazio enorme.

Quando Pedro chegou ao lugar em que ela havia sido posta, “todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas” (At 9:39). Ela havia deixado marcas ajudando a transformar vidas. Fez a diferença.

Seu talento para costurar foi o meio que Dorcas usou para demonstrar amor. Se ela não dominasse essa arte, certamente faria outra coisa para revelar sua preocupação com o bem-estar das pessoas. Ela mostrou que o amor que não serve para servir não serve.

Você não precisa mudar de endereço, fugir de casa, ficar doente ou morrer para saber se sua vida tem um propósito maior. É só perguntar a si mesmo e às pessoas mais achegadas: Se eu sumisse por um tempo, o que mudaria aqui? Quem sentiria minha falta e por quê? Reflita nas respostas que ouvir. Deus pode conferir nova inspiração para a sua vida e lhe dar um talento útil, como fez com Dorcas. Assim, a cada dia, novas oportunidades de ser útil a alguém surgirão para você. Isso fará você feliz. Aceita o desafio?