Sábado
15 de abril
FELIZES OS QUE CHORAM
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Em dezembro de 2017, na gravação do programa Perfil Musical da TV Novo Tempo, passei por um momento de grande emoção. Após cantar 13 anos no quarteto Arautos do Rei, finalmente havia chegado a hora da despedida. Aquela seria a minha última apresentação com o quarteto antes de assumir um distrito pastoral. Confesso que fiquei com um nó gigante na garganta. Na música final, a “ficha caiu” e comecei a chorar compulsivamente. 

O choro é uma linguagem universal. Desde o nascimento, choramos para expressar alegria, tristeza, medo e saudade. As lágrimas dão sabor aos nossos dias cinzentos e enchem de cor os sorrisos mais espontâneos. Formadas por água, sal, óleo e proteínas, elas são capazes de expelir a angústia da alma e expressar o inexplicável. Ainda que provocadas por cebolas, vale a pena derramá-las. 

Enquanto para alguns o choro é sinal de fraqueza, para Jesus é motivo de alegria. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” é o incrível paradoxo que o Mestre dos mestres nos ensinou no Sermão do Monte. O próprio Jesus chorou diante do túmulo do amigo Lázaro, soluçou por Jerusalém e “ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas” pelos pecadores (Hb 5:7). Um dos menores versos da Bíblia – “Jesus chorou” (Jo 11:35) – revela a sensibilidade do maior coração que a humanidade já viu. 

Entretanto, a essência dessa bem-aventurança não está no choro de luto ou de uma perda, mas fala de um coração arrependido por ser parte do motivo que ocasionou a morte do Filho de Deus. Davi, por exemplo, após reconhecer o seu pecado, chorou amargamente (2Sm 15:30). O mesmo aconteceu com Pedro (Lc 22:62), Jacó (Os 12:4) e outros personagens da Bíblia. Para o Céu, o choro de um coração quebrantado é o motivo da maior alegria. 

Você já chorou de tristeza por algum erro cometido? Muitas pessoas choram em filmes ou na vitória do seu time predileto, mas nunca derramaram lágrimas de arrependimento por machucarem o coração de Deus. Quer uma dica hoje? Peça ao Espírito Santo para tornar o seu coração mais sensível. Se precisar, chore. Um dia, todas essas lágrimas serão consoladas; podem durar uma noite ou mil anos. Todo choro será enxugado pelas amorosas mãos de Jesus.