Terça-feira
06 de maio
FLERTANDO COM O ERRO
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Salmo 32:3

Vivemos em uma época que desestimula o enfrentamento do pecado. Dependendo do ambiente, ceder às tentações é ser descolado, moderno, “bem-resolvido”. “Por que resistir ao que é prazeroso?”, alguns questionam ironicamente.

Há pecados que são pontuais, ocorrem em um momento de descuido ou covardia e nem sempre se repetem. São como a falha de Pedro, que nãosuportou a pressão e negou a Cristo. Outros pecados, no entanto, são de caráter permanente e se transformam em vícios de comportamento, tornando ainda mais difícil alcançar a libertação.

O ideal seria não brincar com nenhum tipo de pecado, nem o pontual, nem o viciante, principalmente porque na base de ambos está um desvio de caráter previamente alimentado. A queda nunca acontece de uma hora para outra; há várias condutas que a antecedem.

De um modo geral, estas são as fases de um pecado repetitivo:

1. Estilo de vida separado de Deus ou que coloca as coisas espirituais em segundo plano. Nesse caso, problemas emocionais mal resolvidos podem ser potencializados por uma relação distorcida com a espiritualidade, que varia desde o legalismo até a conduta descompromissada com a fé.

2. Tentação ou a guerra entre as naturezas carnal e espiritual. A que for mais alimentada tende a ganhar a batalha. Lembrando que o ideal é evitar o terreno encantado da tentação.

3. Queda. No começo, o pecado traz alívio, satisfação e prazer temporário. No entanto, ele sempre leva à dor, à frustração e ao afastamento de Deus (Is 59:2).

4. Vício. Repetidas quedas tendem a aprisionar a pessoa. Sua sina é aumentar cada vez mais a dose do erro, na esperança de experimentar de novo a sensação de prazer.

Por isso, o melhor é não flertar com o pecado. Ainda que caiamos, que não permaneçamos nele. A Bíblia diz: “Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia” (Pv 28:13). Que hoje você encontre misericórdia e libertação em Jesus.