Quando pensamos na história da rainha Ester, geralmente nos detemos apenas na última parte de sua história como rainha. Vamos examinar o seu início. Ela era uma menina hebreia cuja família preferiu permanecer na Pérsia, uma terra estrangeira, quando poderia ter voltado para a sua pátria. A vida era simples em comparação com a nossa vida hoje. No entanto, como órfã, ela foi adotada pelo primo, Mordecai, e levada para a casa dele para ser criada como sua filha.
Em algum momento durante esses anos de crescimento, Ester teve que fazer uma escolha: queixar-se de seu infortúnio ou olhar para o lado positivo e agradecer a Deus por Suas bênçãos. Ela escolheu agradecer e desenvolveu uma relação de confiança em Deus.
Na verdade, ela escolheu florescer onde foi plantada e se tornar uma bênção.
Quando parecia que não havia esperança de libertação para o povo de Deus, Ester percebeu que a crise que eles enfrentavam precisaria de coragem e ação rápida. Ela sabia que só Deus poderia atuar para salvá-los. Ester e as mulheres associadas a ela jejuaram e oraram por três dias. Ela disse a Mordecai que todos os judeus em Susã deveriam jejuar e orar também por três dias. Aquela jovem arriscou a vida para salvar seu povo, e Deus conseguiu usá-la para salvar milhares de pessoas judias que moravam na terra da Pérsia.
A Bíblia contém muitas histórias de mulheres que tiveram um relacionamento com Deus e estavam dispostas a ser usadas por Ele. Deus ainda está procurando mulheres que estejam dispostas a trabalhar para Ele.
Quando eu era mais jovem, li um artigo de June Strong intitulado “Floresça onde estiver plantada”. Nele, ela sugeriu que escrevêssemos o nosso epitáfio. O que queremos que as pessoas digam sobre nós depois de morrermos? Nunca pensei nisso antes e, no início, achei que a sugestão era mórbida. Mas isso me fez pensar! Aceitei o desafio e escrevi o que gostaria que fosse dito sobre mim. Esse artigo mudou minha vida.
O que eu escrevi? Escrevi que queria ser lembrada como uma pessoa feliz que amava a vida e adorava ajudar os outros. Eu queria ser usada por Deus onde Ele me plantasse.
Deus pode usar você também, se você estiver disposta a colaborar com Ele.
Célia Mejia Cruz