A língua pode causar muitos danos. Pode arruinar amizades, causar mal-entendidos e levantar um muro entre irmãos e irmãs. Devemos estar sempre conscientes de que o que dizemos e as formas como criticamos podem causar problemas e divisão. É melhor não dizer algumas coisas.
Tínhamos trinta senhoras em nosso grupo do Ministério da Mulher. Todos os sábados costumávamos nos encontrar e depois visitar lares à noite. Cada uma teve a chance de falar ou compartilhar um devocional.
Esse grupo de oração continuou bem até que uma senhora começou a criticar, fofocar pelas costas e tirar sarro das senhoras que participavam ativamente. Ao fazer isso, ela desencorajou algumas do grupo. Elas não se sentiam mais à vontade e ficaram desanimadas de participar. Lentamente, o grupo diminuiu para três ou quatro membros. Então, um dia, falamos com essa mulher sobre como suas fofocas e zombaria das outras estavam prejudicando a obra de Deus e magoando as pessoas. Nós a motivamos a encorajar as outras em vez de criticá-las.
Sim, precisamos ter cuidado com o que compartilhamos em relação a outras pessoas. Alguém disse: “Só há uma coisa tão difícil quanto descascar um ovo: desfazer um boato.” A fofoca pode ser tão destrutiva porque geralmente é sutil. É difícil não ser pega em uma conversa, no entanto, quando alguém diz: “Você ouviu…?”, não devemos acreditar em tudo que ouvirmos. Ouvi dizer que “um fofoqueiro geralmente transforma um monte em montanha só adicionando um pouco de terra”. Algumas palavras simplesmente não são apropriadas ou certas para serem ditas. Também precisamos estar cientes de que alguém que compartilha fofocas conosco, sem dúvida, um dia compartilhará fofocas sobre nós.
Quando éramos crianças, nossos pais lavavam nossas bocas com sabão se disséssemos essas palavras. Ter uma boca suja ou cheia de fofocas não é algo de que se orgulhar. Jesus disse: “Que a palavra de vocês seja: Sim, sim; não, não. O que passar disto vem do Maligno” (Mateus 5:37). A fofoca destrói nossa credibilidade. Mas Deus pode nos perdoar e nos resgatar.
Cura-nos, Senhor, das palavras que causam dor. Que Seu amor transborde em nosso coração.
{ Shakuntala Chandanshive }