Segundo pesquisas científicas, o dito popular “cara feia pra mim é fome” tem fundamento, pois muitas pessoas, de fato, ficam estressadas se passam da hora de comer. Sem comida, ocorrem flutuações nos níveis de serotonina, substância responsável pelo humor no cérebro, e a cara fechada faz mais “barulho” que o ronco da barriga.
Beber água na quantidade certa, além de melhorar o humor, ajuda a emagrecer, mantém a pele, os cabelos e as unhas bonitos, evita inchaços e retenção de líquidos e previne problemas nos rins. O contrário é verdade. Boca seca e uma sensação angustiante que só aumenta com o passar do tempo levam a pessoa a querer, a qualquer custo, saciar a sede. Dores de cabeça e em outras partes do corpo e urina amarelada resultam da falta de água no organismo.
Comer e beber são as necessidades mais básicas da humanidade. Para nos lembrar disso, Deus criou a fome e a sede como mecanismos automáticos no corpo humano. Se, por algum motivo, tentamos driblar esses alertas, eles se intensificam, e outros avisos mais fortes são emitidos, como o mau humor e dor de cabeça. Como “saco vazio não para em pé”, depois de três dias sem comer e beber água, os órgãos do corpo entram em falência, e a pessoa pode morrer. Por isso, Jesus usa a fome e a sede para representar o desejo que deve haver em nosso coração pela imprescindível justiça de Deus, sem a qual todo ser humano, mesmo sem saber, está condenado à morte eterna.
Vivemos em um tempo em que as pessoas estão sedentas pelo pecado. Sensualidade, agressividade, ganância, gula e outros vícios compõem o cardápio da impiedade atual. Insaciáveis, os seres humanos querem sempre doses maiores dessas “iguarias” em busca de satisfazer a fome e a sede da alma.
No entanto, Jesus ensinou que só podemos ser felizes se o nosso paladar espiritual nos indicar a justiça de Deus como alimento e bebida para o coração; não as falsificações humanas, que só produzem frustração, mas a “comida” e a “bebida” do Céu, a carne e o sangue de Jesus, que resultam em salvação.
Se você está faminto e sedento, lembre-se de que no “restaurante” do Senhor, a “porção é dobrada” e o “cálice transborda”. Tudo isso, Ele serve de graça. Então, sente-se à mesa e bom apetite!