Domingo
11 de janeiro
Forrest Gump chileno?
Aimaás respondeu: “Aconteça o que acontecer, vou correr.” 2 Samuel 18:23

Talvez pudéssemos chamar Aimaás de “Forrest Gump” do Antigo Testamento. Seu chefe lhe disse para não correr, mas ele insistiu em fazê-lo. Correr parecia ser um imperativo para ele. Hoje em dia, as pessoas chamam alguém de “Forrest Gump” quando corre incessantemente, mais por um impulso misterioso do que por exercício ou recompensa.

Isso se deve, como você pode imaginar, ao filme Forrest Gump, de Robert Zemeckis, estrelado por Tom Hanks. O filme conta a história de um personagem simples do Alabama que percorre os Estados Unidos, conhece pessoas famosas, influencia a cultura popular e participa de eventos históricos marcantes.

Em 13 de outubro de 2010, o jornal El Universal, da Cidade do México, publicou o seguinte: “Edison Peña […], que pode ser comparado ao personagem do filme Forrest Gump por sua determinação em correr pelo menos dez quilômetros por dia, foi hoje o décimo segundo mineiro resgatado da mina San José, no norte do Chile.”

Você provavelmente se lembra do emocionante resgate dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos em uma mina a quase 700 metros de profundidade. O drama durou 70 dias. A angústia das famílias, a ajuda do mundo inteiro e o interesse popular culminaram, finalmente, no resgate espetacular  de todos os mineiros, ocorrido em 12 e 13 de outubro de 2010.

Cada um dos salvos foi um milagre, “resgatado das redes do inferno”, como disse um deles. Cada um tinha sua própria história, mas Edison Peña se destacou porque, apesar de todas as adversidades, estava determinado a correr dez quilômetros pelas galerias da mina San José, com botas de mineiro recortadas e adaptadas. A condição física que ele desenvolveu foi um fator determinante para sua sobrevivência diante do infortúnio que enfrentou. Sebastián Piñera, o então presidente do Chile, estava certo ao dizer sobre ele: “Grande, Edison, grande, grande!”

Faça exercícios todos os dias. A saúde desempenha um papel importante na vida espiritual e na atitude mental. Ela pode até fazer a diferença entre viver ou morrer diante de uma adversidade, como aconteceu com Edison. Portanto, seja o protagonista da sua própria saúde.