Quinta-feira
19 de janeiro
Fortes
O Espírito Santo fez com que Jesus fosse para o deserto. Jesus ficou lá quarenta dias sendo tentado por Satanás. Marcos 1:12,13

Quer saber como um jovem pode ser forte e vencer a guerra contra a tentação?
É preciso conhecer as estratégias que o inimigo usa. O apóstolo João as resume em três partes: “Concupiscência da carne”, “concupiscência dos olhos” e “soberba da vida” (1Jo 2:16, ARA).

Desde o Éden, a estratégia é a mesma. Eva foi seduzida exatamente com essa tentação tripartida. Para ela, “a árvore era boa para se comer” (tentação da carne), “agradável aos olhos” (tentação dos olhos) e “desejável para dar entendimento”, ou seja, para ser mais “inteligente” que Deus (tentação da soberba; Gn 3:6, ARA).

Com Jesus, no deserto, foi a mesma coisa. Na primeira tentativa, Satanás propôs mais ou menos o seguinte ao Senhor: “Você não está com fome? Então, transforme essas pedras em pães” (tentação da carne).

Na segunda, ele disse: “Desista desse negócio de salvar o mundo, vai ser muito duro para você. Dê uma olhada nas glórias, riqueza e fama que preparei para você, caso abra mão desse projeto maluco de salvar essa gente que não merece” (tentação dos olhos).

Na terceira, ele mirou o ego: “Prove que você é o Filho de Deus se jogando daqui e sendo salvo pelos anjos” (tentação da soberba).

No Éden, Eva perdeu a batalha, pois, em vez de usar a Palavra de Deus, ela resolveu duvidar do que o Senhor havia dito. Jesus, por sua vez, no deserto, venceu porque suas respostas foram iniciadas com: “Está escrito.” A lição que fica, portanto, é: Quem deseja ser forte e vencer precisa usar a Palavra como espada e escudo.

Nessa batalha, você tem um aliado imprescindível: Jesus. Veja o que ele pensa a seu respeito: “Vocês, jovens, […] são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno” (1Jo 2:14). Essa mensagem está em toda a Bíblia.

O salmista, por exemplo, pergunta e responde: “Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos. […] Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti” (Sl 119:9, 11).

Jovem, “vá com toda a sua força”! (Jz 6:14).