Sábado
04 de dezembro
Fugindo da vontade divina
O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o SENHOR, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins.” 1 Reis 22:8

O bom rei Josafá, de Judá, cometeu alguns erros ao se afastar das ordens divinas. Em uma visita a Acabe, em Samaria, ele foi honrado de forma especial. E, antes de voltar, Acabe o convenceu a unir-se a ele em uma guerra contra os sírios.

Querendo agradar o sogro de seu filho, Josafá se precipitou, aceitando ir com ele. Mas depois, pensando melhor, sugeriu que Acabe consultasse o Senhor. Astuto, o rei idólatra reuniu quatrocentos falsos profetas de Samaria, e perguntou-lhes se deveriam ir à guerra contra os sírios. Eles responderam que o Senhor lhes daria a vitória.

Desconfiado, Josafá perguntou a Acabe se não havia ali um verdadeiro profeta do Senhor para consultarem. E Acabe respondeu positivamente, mas fez a ressalva: “mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito”.

Como Josafá insistiu em chamar esse homem de Deus, Micaías se apresentou diante deles e disse a verdade: “Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor” (1Rs 22:17).

Os reis tinham motivos suficientes para perceber que Deus não aprovava aquela guerra. Mas Acabe estava determinado a seguir o que, em sua autossuficiência, havia planejado. E Josafá, relutante em desagradar a Acabe, foi em frente.

A batalha foi um desastre para ambos os reis. Acabe recebeu uma flechada e morreu à tarde. Josafá retornou envergonhado por ter feito uma aliança não ordenada por Deus, resultando em desastre para ele e para muitos dos seus súditos.

Deus não quer que fracassemos. Ele nos ama. Por isso nos dá Suas orientações de forma clara. Porém, muitas pessoas insistem em fugir da vontade divina, arrumam pretextos, racionalizam Suas regras e reclamam que são muito duras. Elas subestimam a felicidade e a liberdade que Deus quer lhes oferecer. Às vezes só reconhecem o quanto é insano fugir da vontade divina quando sofrem as consequências da própria arrogância.

Em vez de perceber que Deus simplesmente ainda se preocupava com ele, prevenindo-o da derrota por vir, Acabe se vitimizou dizendo que o profeta Micaías só profetizava contra ele. Como essa experiência se aplica hoje à nossa vida? Como você tem reagido quando a vontade de Deus é contrária à sua?