É na primavera que a vespa da galha procura um lugar para depositar seus ovos.
Ela faz isso embaixo de uma folha, em um galho, na raiz de um arbusto ou de uma árvore. A vespa enfia seu ovipositor na veia da folha e deixa os ovos dentro da planta. A galha começa a crescer e dentro dela cresce a larva da vespa. No outono, o inseto adulto sai. A galha foi comida por ele e já não serve mais como abrigo. É como se você comesse as paredes de sua casa.
Entre a primavera e o verão, dê uma olhadinha nas árvores e arbustos mais próximos. Observe entre os ramos e as folhas. Pode ser que você encontre galhas. Algumas parecem pequenos figos, outras têm a aparência de maçãs. Às vezes, ficam amontoadas como minúsculos grãos de feijão. Todas têm uma larva em seu interior, depositada por vespas, pulgões ou formigas.
A galha é um tumor que se desenvolve em lugares onde surgiriam brotos ou folhas novas. Mesmo quando tem boa aparência, a galha deforma a árvore. Ao crescer no interior da galha, a larva expele uma substância química que faz com que as células da planta se multipliquem de forma exagerada. Dessa forma, rouba seus nutrientes. E pior ainda é o que acontece depois que a larva se vai. O tumor não é interrompido, e a planta sofre alterações em seu processo de divisão celular. As células da galha continuam a se multiplicar até a morte do vegetal, em um processo semelhante ao do câncer humano.
Jesus foi um grande médico. Preocupou-Se com as enfermidades dos homens porque sabia como é difícil conviver com o sofrimento e a dor. Curou leprosos e abriu os olhos dos cegos. Por onde passava, deixava o rastro da saúde. Povoados inteiros eram curados. Jesus não fazia isso apenas para que as pessoas não sentissem mais dor. Ele não era um curandeiro. A cura do corpo sempre era acompanhada da cura espiritual. Jesus perdoava os pecados das pessoas e depois as curava. Muito mais importante é a cura espiritual que restaura nossa relação com Deus. Então pode haver ocasiões em que a cura física nem ocorra. Uma certeza, porém, podemos ter: na Nova Terra não haverá galhas nem câncer; não haverá dor nem doenças.