Quinta-feira
24 de agosto
General
Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro e os irmãos Tiago e João. Mateus 17:1

Na Antiguidade, as batalhas eram travadas em vales. Tempos antes de elas ocorrerem, era comum os generais subirem no alto de uma montanha próxima ao lugar da luta para, de cima, vendo o campo de batalha, traçar a estratégia mais apropriada ao lugar e às circunstâncias que envolveriam o confronto. Era como se o comandante enxergasse a guerra antes de ela acontecer e previsse a melhor maneira de seu exército vencer.

Isso se chama visão estratégica. Dessa iniciativa depende o sucesso em todas as áreas da vida. Os companheiros de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, relatam que, antes dos jogos, no vestiário, ele se sentava isolado em um canto e ficava alguns minutos com os olhos fechados.

Nas primeiras vezes em que isso ocorreu, seus colegas perguntaram o motivo de ele ficar assim. Pelé explicou que fazia aquilo para imaginar as jogadas geniais que executaria em campo. Como um general, o rei do futebol visualizava a “batalha” antes de ela acontecer e se preparava para a vitória.

Jesus, o grande general, enquanto esteve por aqui, também fazia algo semelhante. O versículo de hoje retrata uma dessas situações. Sentindo a aproximação da cruz, a maior de todas as batalhas do universo, nosso General resolveu subir a um alto monte e levou consigo seus três amigos mais íntimos, para que, com Ele, seus discípulos pudessem ter a visualização prévia da vitória que seria conquistada com o sacrifício na cruz.

O texto bíblico diz que Pedro, Tiago e João “viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. E os três discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus” (Mateus 17:2). A glorificação de Cristo naquele dia teve como objetivo deixar claro para os discípulos a divindade dele, e a conversa com Moisés e Elias, enviados do Pai, motivou Jesus a continuar sua missão de salvar a humanidade.

Ao subir esse monte para visualizar sua vitória futura, Jesus demonstra a necessidade de termos visão estratégica na vida. Precisamos alinhar nosso pensamento com o do Pai celestial e traçarmos as estratégias que nos farão bem-sucedidos, seja na vida espiritual, seja na vida material. Suba hoje o monte com Jesus e contemple a vitória que Ele já conquistou por você.