Uma pesquisa de 2022 revelou que oito de cada dez famílias brasileiras estão endividadas. A cultura do consumismo, a facilidade de se obter crédito e a falta de educação financeira são algumas das justificativas para esse fato. A verdade é que há muita gente acumulando “compromissos financeiros” por aí. Isso traz estresse, afeta os relacionamentos e limita inclusive a utilidade no reino de Deus. Por que, afinal, contraímos dívidas?
Já conheci muita gente que se endividou para se casar, para comprar um apartamento, para fazer a viagem dos sonhos ou para comprar um celular novo. Mas você já ouviu falar de uma pessoa que tenha se endividado para ajudar alguém? Paulo conheceu uma história dessas e fez questão de contá-la aos membros da igreja em Corinto. No texto de hoje, o apóstolo relata o exemplo de generosidade dos crentes da Macedônia, que de livre e espontânea vontade decidiram auxiliar irmãos em necessidade.
Generosidade é virtude rara em nossos dias. Mas alguns pensam que ser generoso é simplesmente fazer o bem. Acontece que, de acordo com a Bíblia, fazer o bem não é virtude. É justiça. Quando auxiliamos alguém que está enfrentando a privação, estamos simplesmente agindo para colocar as coisas em seu devido lugar, pois o correto é que todo filho de Deus tenha o necessário para viver com dignidade. Outros confundem generosidade com solidariedade. Mas é possível ser solidário sustentando algum tipo de interesse pessoal, o que é algo negativo. Portanto, generosidade é mais do que bondade e solidariedade.
Os cristãos da Macedônia sabiam, primeiramente, que agir em generosidade é fruto da graça de Deus (2Co 8:1). É um privilégio. Eles entenderam que uma ação generosa é sempre livre, e não forçada (v. 3). Compreenderam que generosidade de verdade é quando doamos além de nossas posses. O segredo? Paulo revela: “Entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus” (2Co 8:5). Só consegue se entregar generosamente ao outro quem já se entregou inteiramente a Deus.
Entregue-se ao Senhor hoje mais uma vez e peça a Ele um coração generoso.