Domingo
05 de julho
Generosidade
Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre. Provérbios 22:9

Fui criado em um ambiente de grandes necessidades financeiras. Mesmo assim, nunca precisamos mendigar o pão. Minha mãe era uma mulher muito doente e passou os últimos 25 anos de sua vida em cima de uma cama. Mesmo nessa condição, ela criou e educou três filhos sozinha. Sei o que é desejar uma roupa e não poder comprar; ficar de fora das comemorações da escola por não ter dinheiro para participar. Contudo, nunca nos faltou o necessário para viver.

Minha vida é uma história de milagres e superação. Entretanto, por conta de tudo o que passei para chegar até aqui, às vezes sou tentado a ter um coração insensível às necessidades de gente que passa por dificuldades menores às que enfrentei. Quando isso me vem à mente, tento lembrar que as pessoas e as oportunidades são diferentes. Tenho pedido a Deus que me dê um coração mais sensível, solidário e generoso.

A generosidade é um tema fundamental no cristianismo. Na parábola do rico e Lázaro (Lc 16:19-31), Jesus conta a história de um rico que se perde e de um pobre que se salva. O rico amava o dinheiro, vivia no luxo e pensava que, por ser descendente de Abraão, a eternidade estava garantida. Lázaro vivia em pobreza total. Tinha o corpo coberto de feridas. A fome era sua companheira constante, e ansiava pelas sobras de comida que caíam da mesa do rico. Enquanto o homem rico parecia ter tudo, Lázaro não tinha nada. Contudo, seu nome tem um significado sugestivo: “Deus ajuda”.

Duas histórias de vida completamente diferentes, que a morte nivelou. Jesus contou a parábola para ensinar que homem algum será julgado com base em suas posses, mas pelo caráter. Ele enfatizou que devemos usar o que o Senhor nos deu para abençoar os que precisam de nossa ajuda. Ensinou também que, após a morte, não haverá mais oportunidade de salvação.

Nessa história, Jesus usou a tradição para mostrar a incoerência dos fariseus que, com seu orgulho, desprezavam os pobres. Orgulho e falta de amor sempre andam de mãos dadas. Estou tentando aprender a lição.