Sexta-feira
18 de maio
Governo e sabedoria
Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra. Provérbios 8:15, 16

Em 2016, o Brasil viveu mais uma vez um processo traumático de impeachment de um governante. A presidente foi condenada em um processo que durou alguns meses e passou pelo poder legislativo federal. Seu mandato foi interrompido, e o vice-presidente assumiu o cargo de presidente da República.

O governo de um país, estado ou município só terá condições de seguir um caminho reto, quando tiver o provérbio de hoje como uma realidade em seus princípios. Essa perspectiva também se aplica ao governo de uma casa, de uma igreja, de um pequeno grupo, etc. Em qualquer nível de liderança, é preciso ter a mão de Deus como guia para as decisões.

O profeta Daniel escreveu uma declaração importante sobre esse assunto: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a Ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir” (Daniel 2:20, 21). A história da humanidade está nas mãos de Deus. Embora Ele escolha não interferir na liberdade das pessoas, inclusive na hora de votar, nada escapa a Seu controle e, na hora certa, Ele sempre age.

Quando o governo se submete à autoridade e sabedoria divinas, podemos aplicar irrestritamente este verso: “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas” (Romanos 13:1). Logicamente, governos tiranos e ímpios estão fora dessa declaração bíblica.

Por escolha própria, Deus colocou sobre nós a possibilidade de governarmos nossa existência. Mesmo quando nos entregamos a Ele completamente, ainda repousam sobre nós as decisões finais a respeito do que faremos com os conselhos que recebemos do Céu. No juízo final, ninguém poderá colocar sobre Deus ou sobre o diabo a culpa de sua perdição. Os dois tentam nos influenciar, mas a decisão final é nossa.

A sabedoria divina é o segredo dos bons governos. Portanto, para que você possa governar a própria vida da melhor maneira possível e não sofrer o processo de “impeachment celestial”, apodere-se da sabedoria divina, aplique-a à sua vida. Deus quer ajudar você nesse processo.