Após uma noite turbulenta em alto-mar, Jesus e os Seus discípulos finalmente desembarcaram em Gadara, uma cidade litorânea que pertencia ao território de Decápolis. Ao descerem do barco, foram surpreendidos por outra “tempestade”, dessa vez mais intensa e temível. Um homem desnudo, possesso, com correntes penduradas pelo corpo, veio em direção a eles como um tsunami impetuoso. Imediatamente os discípulos fugiram, mas Jesus permaneceu no mesmo lugar.
Não sei se você já presenciou uma cena dessas. É algo que não vale a pena descrever. Provavelmente os discípulos já tivessem visto pessoas possessas, mas esse caso era diferente. Nada conseguia segurá-lo. Humanamente falando, era um problema impossível de se resolver. Banido da sociedade, aquele ser estava fadado a viver nos sepulcros, como que na antessala da morte.
Ao ver Jesus, o homem correu e se prostrou diante Dele. Aqui temos uma cena impactante: o Criador em pé e um endemoniado ajoelhado. Esse quadro resume o grande conflito; revela a compaixão de Cristo pela raça humana caída e expõe a tirania do governo de Satanás.
Jesus, então, ordenou aos demônios que saíssem daquele pobre humano. Legião, o seu nome, implicava muitos. Tendo em vista que no exército romano uma legião representava um batalhão de uns 6 mil homens, você pode ter ideia do que acontecia no corpo daquele sofredor.
Após os demônios rogarem para que fossem lançados sobre uma manada de porcos, Cristo atendeu ao estranho pedido. A intenção de Satanás era fazer com que o povo da região se voltasse contra Jesus, devido ao prejuízo financeiro causado pela morte dos animais. Porém, ao verem o ex-possesso assentado, vestido e em perfeito juízo, todos ficaram admirados. Depois disso, Jesus orientou o homem a permanecer na cidade, testemunhando a respeito do milagre.
Ellen White comenta que “os que haviam sido instrumentos do príncipe das trevas se tornaram canais de luz, mensageiros do Filho de Deus” (O Desejado de Todas as Nações, p. 267 [340]).
Não há limites para o poder de Jesus! Ele liberta cativos de Satanás e os transforma em instrumentos da Sua graça. Esse mesmo Deus está disposto a libertar e usar você hoje.