Sábado
09 de fevereiro
Grilo papa-verrugas
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

Bem pequeno, com 4,5 centímetros, o grilo papa-verrugas tem duas versões: marrom ou verde, com manchas. Não é daqueles grilos que passam a noite cantando. Ele só canta durante o dia, especialmente quando o sol está bem quente. Faz isso esfregando a ponta das asas uma na outra, com o objetivo de atrair uma fêmea, ou para avisar a outros grilos que tem macho na área.

Esse grilo vive em campos e montanhas, mas também se adapta a regiões pantanosas. Ele não aprendeu a voar, mas é um exímio saltador. Seu alimento preferido são insetos e plantas. Povos da Europa e da Sibéria costumavam usá-lo para extrair verrugas. Com fome, o grilo abocanhava a verruga da pele da pessoa e a engolia.
O papa-verrugas, na verdade, não faz cerimônias e come qualquer coisa quando está com fome.

Mas não foi para ele que Paulo escreveu o verso de hoje. Os cristãos são instruídos pela Palavra de Deus a fazer todas as coisas para a Sua glória. E isso inclui o comer e o beber. Entre os pagãos, comer demais e comer tudo o que vier pela frente é uma forma de viver que pode ser traduzida assim: Já que vamos morrer mesmo, por que privaremos nosso corpo dos prazeres da vida?

A temperança é um dos frutos do Espírito Santo e acena ao equilíbrio. Ou seja, como cristãos, devemos evitar tudo o que é nocivo à saúde. Incluem-se aqui, todo tipo de drogas, fumo e bebidas alcoólicas. Tem “amigo” que oferece champanhe e vinhos dizendo que essas bebidas são “suaves”, portanto, não fazem mal. O vinho que desce “suavemente” morde como a serpente e embriaga como uma bebida forte.

Além de não colocar em nosso corpo o que faz mal à saúde, a temperança nos leva a usar com equilíbrio tudo o que é bom. O reino de Deus não é comida nem é bebida, e isso significa que não precisamos discutir ou depreciar as pessoas por causa de sua comida. O amor demonstrado aos nossos irmãos deve estar acima de tudo.