Segunda-feira
22 de março
Herança
Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. Gálatas 4:7

Muitas vezes, o que admiramos em alguém pode ser fruto de muito esforço, perseverança e ousadia ou, simplesmente, fruto de uma herança. Há filhos que herdaram a beleza da família, seu carisma ou até sua habilidade em administrar bem as finanças. Por outro lado, podemos herdar elementos negativos também, como as doenças dos pais. Nesses casos, o filho não fez nada para merecer aquilo – ele simplesmente herda algo com o qual deverá aprender a lidar durante sua vida. Heranças não precisam ser apenas genéticas ou físicas, elas podem ser culturais, emocionais e também espirituais.

O conhecido personagem criado por Machado de Assis, Brás Cubas, afirma: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” A célebre declaração com a qual conclui sua obra revela uma herança que, independente dos pais, todos herdamos. Embora negativa, essa é a única herança democrática: todos que nasceram herdaram as mazelas da vida humana.

No entanto, nenhum tipo de herança precisa ser determinante em nossa história. Em virtude da libertação que temos em Jesus Cristo, não precisamos viver aprisionados ao que recebemos como herança. O filho de um magnata não precisa ser escravo do império que herdou; o filho de pais arrogantes não precisa ser escravo do orgulho; o filho de um alcoólatra pode romper as correntes do vício e conduzir outros escravos à libertação; o filho de um desonesto pode se transformar em um cristão exemplar – tudo isso graças à atuação libertadora de Jesus Cristo em sua vida. É assim que você, pela fé em Cristo, pode ser herdeiro de Deus, de sua natureza e caráter perfeitos e da vida eterna que Ele promete: “O vencedor herdará tudo isto, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho” (Ap 21:7). E você? Não gostaria também de ser herdeiro de Deus?