Sábado
22 de agosto
Hoje são regras, amanhã serão princípios
O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão. Provérbios 13:1

O livro de Provérbios é estruturado como uma conversa entre pais e filhos. O autor optou pelo estilo poético e usou a estrutura do paralelismo, em que uma afirmação é feita em uma linha e depois é repetida de uma forma similar na outra. Os provérbios não são ditados populares; são lições sobre como levar uma vida pautada por princípios divinos.

Escrevi o seguinte em minha Bíblia: “Principal lição de Provérbios para mim: controle sua mente, seu coração e sua boca e você será mais feliz. Valeu, Salomão!” Não apliquei todas as lições do livro em minha vida, mas posso afirmar que dei alguns passos mais coerentes por causa de suas orientações.

Você quer ser um jovem de princípios? Dê atenção às regras de seus pais. Os mais importantes princípios da vida são elaborados, estabelecidos e firmados dentro de casa. Quem foi criado debaixo do guarda-chuva de pais sábios foi abençoado com um legado para a eternidade.

Os pais têm direito a estabelecer regras. Se você não concorda com elas, sente-se com eles e peça para dar sua opinião. Eles não ouvem? Experimente colocá-los sentados à sua frente e propor as condições da conversa: um fala de cada vez sem interrupção. Lembre-se, porém, de que você não pode resmungar nem esquecer quem manda na relação: seus pais. Dialogue, exponha seus argumentos com respeito e jamais se revolte contra eles. Seus pais amam você e sempre querem seu melhor.

É preciso compreender que os pais têm o direto de estabelecer as regras. Eis algumas delas: critérios para o namoro, horário para voltar para casa e muitos outros direitos e deveres que podem variar de uma casa para outra.

Sei que não é a quantidade de regras que incomoda você, mas a forma como isso é feito. Posso garantir, porém, que hoje são regras, amanhã serão princípios.