Terça-feira
01 de dezembro
Homens de honra
“Que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?”, perguntou o rei. Seus oficiais responderam: “Nada lhe foi feito.” Ester 6:3

Carl Brashear entrou para a marinha americana numa época em que o racismo prevalecia no país. Ele enfrentou o preconceito de seu instrutor e de seus colegas brancos. Com coragem e determinação, tornou-se o primeiro mergulhador negro de elite da Divisão de Resgates dos Estados Unidos, e sua história inspirou o filme Homens de Honra. Brashear foi um homem de honra, pois era digno de confiança e pagou um alto preço por suas convicções.

Na antiga Pérsia, Mardoqueu foi um homem desses. Judeu exilado, criou uma garota órfã, Ester, que veio a ser a rainha do império. Certa vez, Mardoqueu descobriu uma conspiração para assassinar o rei Assuero. Ele contou a Ester que, por sua vez, informou o rei, e os dois conspiradores foram investigados e enforcados. A atitude de Mardoqueu ficou registrada nos arquivos reais, mas ele não recebeu nenhuma recompensa. A história ficou esquecida até que a Providência despertou a lembrança do rei. Numa noite crucial, o rei Assuero não conseguiu dormir e pediu que lhe trouxessem o livro no qual eram registrados os atos heroicos de seu reinado. Quando foi lido sobre o feito de Mardoqueu, o rei perguntou aos servos qual recompensa ele havia recebido na ocasião. Então lhe disseram que nada havia sido feito.

Justamente naquele momento, Hamã estava no pátio do palácio com a intenção de pedir ao rei autorização para enforcar Mardoqueu. O rei então mandou chamar Hamã e lhe perguntou o que deveria ser feito ao homem que ele desejaria honrar. Hamã presumiu que seria ele o homenageado. Então, aconselhou o rei a vestir o homem com suas vestes reais e colocá-lo montado sobre seu cavalo, com a coroa real sobre a cabeça. Enquanto isso, os príncipes do reino iriam adiante proclamando que aquele homem estava sendo honrado pelo próprio rei.

O rei aprovou a sugestão e disse a Hamã que ele seria o responsável por proclamar que Mardoqueu era o homem honrado pelo rei. Final da história: Hamã foi enforcado na forca preparada para Mardoqueu. E Mardoqueu foi promovido a ocupar a posição de Hamã.

Você fez algo louvável e ninguém reconheceu? Fique tranquilo, pois o Eterno anotou em Seu livro. Na hora certa você será honrado!